O estacionamento do MultiShop, em Araçatuba (SP), será palco no próximo final de semana, do mais novo espetáculo de dança contemporânea da Companhia OBS de dança, teatro e performance, que é de Araçatuba.
Intitulado de MaBetMout , a apresentação acontecerá no sábado (2) e no domingo (3), às 20h, com classificação indicativa para 12 anos. Em 2023, a companhia foi contemplada para a produção do espetáculo em edital municipal.
O projeto foi idealizado pela Companhia OBS de Dança, Teatro e Performance, com apoio do MultiShop e Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba), realizado pela Zona Plural - arte e cultura, Secretaria Municipal de Cultura, por meio dos recursos do Fundo Municipal de Apoio a Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba.
Amadurecimento
De acordo com o diretor e coreógrafo do espetáculo, Caique Teruel, MaBetMout surge do estreitamento da relação dos artistas do corpo com os artistas da música, a criação em conjunto fortalecendo e amadurecendo a cena cultural araçatubense.
Ele explica que se no espetáculo anterior, denominado CORPO HISTÓRIA, a companhia trazia o instrumental artesanal de Zé Renato Gimenes, agora o grupo explora outro extremo: a construção coreográfica a partir da intensidade da cena da música eletrônica araçatubense.
"Araçatuba é referência na música eletrônica, realizando diversos eventos durante o ano explorando essa modalidade sonora que é tão amplamente difundida na mesma medida que é marginalizada e cercada de preconceitos”, comenta.
Ainda de acordo com ele, trazer ao foco a música eletrônica produzida em Araçatuba, é trazer para o debate artístico, aqueles que muitas vezes são invisibilizados no meio cultural e estão fora do jogo para a grande discussão artística local.
Apresentação
O espetáculo é guiado pela criação sonora da Dj CAMISKA, artista araçatubense que tem ganhado destaque na música eletrônica, circulando espaços importantes da cena no interior e na capital paulista. A construção coreográfica explora a dicotomia da exaustão e descanso, a partir da sonorização caótica e calma.
“Mais uma vez, a companhia traz um trabalho artístico desenvolvido inteiramente por artistas do interior paulista, em real consonância com a arte contemporânea brasileira, trazendo consigo valor histórico e artístico a partir da celebração do artista interiorano, seja no corpo, na música, na direção e/ou iluminação”, informa nota divulgada à imprensa.
Desafio
Caique Teruel comenta anida que fazer dança contemporânea no interior paulista, bebendo da relevância do meio nacional, é um desafio. “Um desafio na busca por valorização local, não somente de incentivo financeiro, mas a valorização da classe artística”, argumenta.
Para ele, é preciso sempre reafirmar que não é necessário ir para a capital para viver da dança contemporânea e nem fazer o óbvio, aquilo que foge da provocação, só porque estamos no interior. “Somos capazes de ir além, a arte de Araçatuba pode e deve ser vista como referência", declara.
Serviço:
Estreia do espetáculo de dança contemporânea e performance MaBetMout
Dias 2 e 3 de agosto às 20h
Local - Estacionamento do Multishop - Av. dos Araçás 2, Centro – Araçatuba: Um dos diferenciais da apresentação é levar o espetáculo de dança para um espaço atípico de apresentação
Ingressos gratuitos aqui
Classificação: 12 anos
Sinopse:
Corpos incrustados no pé da encosta amarga, se exaurem cruelmente desesperados ao movimento do tempo, o movimento é estimulado por aquele que dilacera o tambor, banhando com luz seus mil aspectos notórios, como o cansaço encontra conforto em mais cansaço. Um novo corpo nasce ao ouvir o que lugar úmido nessa fenda de rocha tem a dizer. A orquestra dos corpos regida pelo maestro da música. A história sendo criada a olho vivo. Uma concepção conjunta de dança e música.
Ficha técnica
Direção Geral - Caique Teruel
Trilha Sonora - Camiska
Fotógrafo - João F. T. K.
Videomaker - Guilherme Chiessi
Produção - Denise Vaz, Giulia Sorpilli e Pedro Borges
Figurino - Patricia Capputi
Elenco - Amanda Proietti, Davi Batista, Daniela Parra, Fernando Costa, Joice Lucena, Mariana Gardinal, Mariana Sapateiro, Pablio Guedes, Patricia Pagan, Pedro Borges, Yasmin Neves, Tshaya Lays