Cultura & Turismo

Companhia de dança se apresenta em estacionamento de centro de compras de Araçatuba

Espetáculo MaBetMout explora a construção coreográfica a partir da intensidade da cena da música eletrônica araçatubense
Da Redação
29/07/2025 às 18h41
Foto: João T.K. Foto: João T.K.

O estacionamento do MultiShop, em Araçatuba (SP), será palco no próximo final de semana, do mais novo espetáculo de dança contemporânea da Companhia OBS de dança, teatro e performance, que é de Araçatuba.

 

Intitulado de MaBetMout , a apresentação acontecerá no sábado (2) e no domingo (3), às 20h, com classificação indicativa para 12 anos. Em 2023, a companhia foi contemplada para a produção do espetáculo em edital municipal.

 

O projeto foi idealizado pela Companhia OBS de Dança, Teatro e Performance, com apoio do MultiShop e Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba), realizado pela Zona Plural - arte e cultura, Secretaria Municipal de Cultura, por meio dos recursos do Fundo Municipal de Apoio a Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba.

 

Amadurecimento

 

De acordo com o diretor e coreógrafo do espetáculo, Caique Teruel, MaBetMout surge do estreitamento da relação dos artistas do corpo com os artistas da música, a criação em conjunto fortalecendo e amadurecendo a cena cultural araçatubense. 

 

Ele explica que se no espetáculo anterior, denominado CORPO HISTÓRIA, a companhia trazia o instrumental artesanal de Zé Renato Gimenes, agora o grupo explora outro extremo: a construção coreográfica a partir da intensidade da cena da música eletrônica araçatubense.

 

"Araçatuba é referência na música eletrônica, realizando diversos eventos durante o ano explorando essa modalidade sonora que é tão amplamente difundida na mesma medida que é marginalizada e cercada de preconceitos”, comenta.

 

Ainda de acordo com ele, trazer ao foco a música eletrônica produzida em Araçatuba, é trazer para o debate artístico, aqueles que muitas vezes são invisibilizados no meio cultural e estão fora do jogo para a grande discussão artística local.

 

Apresentação

 

O espetáculo é guiado pela criação sonora da Dj CAMISKA, artista araçatubense que tem ganhado destaque na música eletrônica, circulando espaços importantes da cena no interior e na capital paulista. A construção coreográfica explora a dicotomia da exaustão e descanso, a partir da sonorização caótica e calma.

 

“Mais uma vez, a companhia traz um trabalho artístico desenvolvido inteiramente por artistas do interior paulista, em real consonância com a arte contemporânea brasileira, trazendo consigo valor histórico e artístico a partir da celebração do artista interiorano, seja no corpo, na música, na direção e/ou iluminação”, informa nota divulgada à imprensa.

 

Desafio

 

Caique Teruel comenta anida que fazer dança contemporânea no interior paulista, bebendo da relevância do meio nacional, é um desafio. “Um desafio na busca por valorização local, não somente de incentivo financeiro, mas a valorização da classe artística”, argumenta.

 

Para ele, é preciso sempre reafirmar que não é necessário ir para a capital para viver da dança contemporânea e nem fazer o óbvio, aquilo que foge da provocação, só porque estamos no interior. “Somos capazes de ir além, a arte de Araçatuba pode e deve ser vista como referência", declara.

 

Serviço:

 

Estreia do espetáculo de dança contemporânea e performance MaBetMout

Dias 2 e 3 de agosto às 20h 

Local - Estacionamento do Multishop - Av. dos Araçás 2, Centro – Araçatuba: Um dos diferenciais da apresentação é levar o espetáculo de dança para um espaço atípico de apresentação

Ingressos gratuitos aqui

Classificação: 12 anos

 

Sinopse:

Corpos incrustados no pé da encosta amarga, se exaurem cruelmente desesperados ao movimento do tempo, o movimento é estimulado por aquele que dilacera o tambor, banhando com luz seus mil aspectos notórios, como o cansaço encontra conforto em mais cansaço. Um novo corpo nasce ao ouvir o que lugar úmido nessa fenda de rocha tem a dizer. A orquestra dos corpos regida pelo maestro da música. A história sendo criada a olho vivo. Uma concepção conjunta de dança e música.

 

Ficha técnica

Direção Geral - Caique Teruel

Trilha Sonora - Camiska

Fotógrafo - João F. T. K.

Videomaker - Guilherme Chiessi

Produção - Denise Vaz, Giulia Sorpilli e Pedro Borges

Figurino - Patricia Capputi

Elenco - Amanda Proietti, Davi Batista, Daniela Parra, Fernando Costa, Joice Lucena, Mariana Gardinal, Mariana Sapateiro, Pablio Guedes, Patricia Pagan, Pedro Borges, Yasmin Neves, Tshaya Lays

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.