A peça “Mães em Obra”, lançada em 2023 pela produtora cultural Araçatubense, Vem Vento Produções Artísticas, será apresentada em oito locais diferentes de Araçatuba (SP), desde sessões abertas ao público até locais fechados como associações.
As primeiras apresentações acontecem já neste mês de abril no Instituto dos Cegos, na AMA (Associação Amigos do Autista), no Centro Comunitário do Porto Real e na Associação Abac (Associação Beneficente Batista João Arlindo).
O projeto será realizado por meio da lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A iniciativa surgiu da Agência Neoplan junta da Vem Vento e faz parte de um edital municipal vencido pela produtora. O objetivo é levar cultura para os bairros mais afastados, com apresentações em associações e praças públicas para o público mais distante. A Vem Vento concorreu em outro edital estadual, no qual obteve a 6ª colocação entre mais de 1.000 inscritos e irá circular em 32 municípios do Estado.
Apresentação
A peça “Mães em Obra” é um espetáculo livre para todos os públicos. Com duração de aproximadamente 50 minutos de duração, ela destaca os desafios da maternidade. Vivenciado por duas palhaças em um universo clownesco, o espetáculo aborda de forma humorada e reflexiva as pressões impostas pela sociedade e redes sociais.
Ao desenrolar da história, mostra como o cotidiano materno pode ser exaustivo e ainda assim belo. O espetáculo promete muitas risadas e reflexão quanto ao maternar, revelando tanto sua beleza quanto suas dificuldades muitas vezes negligenciadas.
Por meio de pantomima – linguagem muito usada em produções clownescas baseada principalmente em gestos e atitudes características que não utilizam a intervenção das palavras – as atrizes interagem entre si e com a platéia.
Premiado
O sucesso foi tão grande que a Cia Vem Vento foi indicada à 20ª edição do prêmio Odete Costa, na categoria artes cênicas, além de ter vencido os dois editais de circulação na Lei Paulo Gustavo, o estadual e o municipal.
Além das apresentações, haverá uma oficina de palhaçaria antes de cada apresentação. Todas as apresentações contarão com medidas de acessibilidade, como libras e audiodescrição. Mais detalhes sobre o projeto, datas e locais das apresentações, ou outras informações importantes, estão disponíveis no perfil da Vem Vento no Instagram @ciavemvento.
Confira o cronograma do mês de abril:
26/04 - Instituto dos Cegos às 10h
26/04 - Associação AMA às 15h
28/04 - Centro Comunitário do Porto Real às 16h
29/04 - Associação ABAC às 19h