Começa nesta quinta-feira (3), a segunda edição do Collaborata, o Collaborata Bis, projeto que nasceu em 2021, durante a pandemia da covid-19, com participação de dez compositores de Araçatuba (SP), que gravaram canções autorais no formato Collab, cada um em seu canto.
A partir desta quinta-feira, o projeto terá workshops, rodas de conversa, palco aberto e show instrumental, com apresentação que acontecerá no próximo domingo (6), às 19h, na praça João Pessoa, também conhecida como “500 Anos”.
A programação é gratuita, financiada pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) 2024, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de Araçatuba.
Projeto
Conforme já publicado, o Collaborata é resultado de várias gravações dos vídeos Collab em estúdio feitas por músicos de Araçatuba, principalmente instrumentistas, durante a pandemia. Como não era possível apresentações públicas na época, o resultado foi publicado na internet. Depois surgiu a ideia de lançar um álbum nesse formato.
Por meio da Política Nacional Aldir Blanc, a produtora Pimenta Cultural conseguiu aprovar um projeto que alcançasse o maior número possível de artistas que, naquele momento, estavam impossibilitados de trabalhar devido ao isolamento social.
Mais de 20 profissionais foram envolvidos, resultando em um álbum duplo, contendo um CD e um DVD, com 20 canções. Porém, no ano do lançamento do disco, devido impossibilidade de aglomeração, o show não pode acontecer.
Artistas
Dentre os artistas participantes estão a idealizadora e produtora executiva Josy Martins; o cantor e compositor Júnior Viana; o artista visual Henry Mascarós; e os compositores César Menezes, Talita Rustichelli, João Gabriel Menezes, Bruno Carvalho, Davi Makuim, Fernando Barbosa, Banda Código de Conduta, Banda Tropicadelia e Paulo Belucio (in memorian). Ele será representado pelo filho, Raul Belucio.
A banda base é composta por Cristiano Silva, Henrique Pereira, Fernando Cardoso, Marcelo Santiago e Fernando Barbosa. “Agora, em 2025, acontecerá o tão esperado show, ao vivo, com plateia, em praça pública e de graça!”, informam em nota os organizadores.