Cultura & Turismo

Cláudio Lacerda apresenta o show Alpendre no Sesc Birigui

Show de música regional com trabalhos autorais celebra a vida simples e cheia de poesia da cultura campesina; será na sexta, grátis
Da Redação
02/04/2024 às 15h34
Cláudio Lacerda tem 20 anos de carreira musical (Foto: Aline Grego/Divulgação) Cláudio Lacerda tem 20 anos de carreira musical (Foto: Aline Grego/Divulgação)

Um show de música regional que celebra a vida simples e cheia de poesia do homem do campo. Essa é a proposta do show Alpendre, que o cantor Cláudio Lacerda traz para o Sesc Birigui nesta sexta-feira (5), abrindo a programação musical do mês na unidade.

 

Alpendre é o nome do último trabalho do artista, que traz sete faixas autorais e quatro regravações abordando temas voltados para a celebração da vida simples. A coleção de canções apresentada por Cláudio Lacerda solidifica a parceria com o compositor sul-mato-grossense Paulo Simões, autor de “Trem do Pantanal” (com Geraldo Roca) e “Comitiva Esperança” (com Almir Sater), e confirma seu status como um dos nomes mais representativos do folk brasileiro.

 

O gênero não é novo. Sua origem remonta a trabalhos de mestres como Renato Teixeira, Sá e Guarabyra, Zé Geraldo, entre outros. Mas está pleno de vigor, carregando em seus acordes a poeira das estradas, o perfume do campo, o diálogo amoroso com a sabedoria e a beleza das tradições da música interiorana e uma significativa capacidade de trazer conforto e esperança para os ouvintes, mesmo em tempos sombrios e turbulentos.

 

Cláudio Lacerda (violões e voz) sobe ao palco em Birigui ao lado de Marcelo Sarti (viola caipira e voz), Moisés Shalon (bateria) e Rodrigo Pinheiro (baixo e direção musical).

 

Quem é Cláudio Lacerda?

 

Cláudio Lacerda se destaca no cenário musical brasileiro como intérprete e compositor. Defensor da cultura campesina, apresenta em suas produções artísticas as inspirações e aspirações desses povos, os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a natureza, a preservação da identidade e suas oralidades.

 

A música de Cláudio Lacerda traduz sua visão de artista contemporâneo, que parte da beleza exuberante do cancioneiro popular brasileiro e incorpora as referências do seu tempo, constituindo-se numa obra com raízes profundas e amplos horizontes.

 

São 20 anos de carreira musical defendendo a cultura campesina, seja por meio de seus seis CDs ou de projetos como o ConSertão, do qual é idealizador, que promove concertos gratuitos ao ar livre com orquestra sinfônica, acompanhando Lacerda em clássicos da música caipira.

 

O músico já dividiu palco e faixas de seus seis discos com grandes nomes, como Rolando Boldrin, Dominguinhos, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Pena Branca, Tinoco, Mônica Salmaso, Amelinha, Maria Alcina, As Galvão, entre outros artistas brasileiros.

 

Agenda de shows

 

Além de Cláudio Lacerda, o Sesc Birigui terá outros três shows no mês de abril. No dia 14 (domingo), às 17h, tem o Grupo Madruggou, de Araçatuba, no projeto Samba no Gramado.

 

No dia 19 (sexta), às 20h, a banda Chic Hernandez apresenta o show "Saudades, Trópicos e o Futuro". Unindo influências dos ritmos da África e das Américas, a banda mescla salsa com samba, brega com funk e ijexá com rock, resultando em um estilo conhecido como "latin lover tropical groove".

 

E no dia 26 (sexta), às 20h, o músico gaúcho Yamandu Costa, com sua incomum habilidade de sonoridade, volta a Birigui para mais uma apresentação.

 

Serviço:    
Show Alpendre
Com Cláudio Lacerda
Dia 5/4. Sexta, 20h
Área de Convivência
Grátis.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.