Cultura & Turismo

Cia Apocalíptica apresenta espetáculos em Araçatuba durante o Felita

Companhia de Rio Preto apresenta “Madame Curie” e “Rinoncerontite-19” na terça e, e duas sessões de “A Revolução dos Bichos”, na quarta
Da Redação
27/10/2024 às 11h23
Espetáculo Madame Curie (Foto: Cia. Apocalípica/Divulgação) Espetáculo Madame Curie (Foto: Cia. Apocalípica/Divulgação)

A Cia. Apocalíptica, com sede em São José do Rio Preto (SP), apresenta nos dias 29 e 30 de outubro espetáculos para o público adulto e infantil, com entrada gratuita, no 6º Felita (Festival Literário de Araçatuba).

 

Os espetáculos “Madame Curie” e “Rinoncerontite-19” serão apresentados na terça-feira (29), no Teatro Municipal Castro Alves, e “A Revolução dos Bichos” acontece na quarta-feira (30), no CEU das Artes - Estação de Cultura e Esportes. As sessões contarão com recursos de acessibilidade: tradução em libras e audiodescrição. 

 

Sobre Madame Curie

 

Como unir teatro e ciência? A fascinante história de Marie Curie, física e química polonesa naturalizada francesa que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade é trazida pela Cia. Apocalíptica em formato híbrido que mescla  palhaçaria, formas animadas, bonecos e música ao vivo.

 

A cia conta a história de vida e trabalhos da primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e única mulher a ganhá-lo duas vezes, em dois campos científicos diferentes (física e química). Em uma época na qual jamais uma mulher conseguiria espaço neste campo de atuação, Marie Curie deixou sua assinatura. O espetáculo contará com interpretação em libras.

 

A dramaturgia do espetáculo, desenvolvida por Stella Tobar, tem como mote inicial um diálogo de Marie com Ève Curie, sua filha mais nova, para escrever a biografia da mãe. O espetáculo se passa durante a convenção de Solvay, momentos antes de  tirarem a “foto mais inteligente do mundo”, na qual estão muitos cientistas conceituados, como Albert Einstein, que também é personagem do espetáculo.

 

O espetáculo “Madame Curie” é um projeto da Cia. Apocalíptica contemplado em primeiro lugar no PROAC de montagem de produções inéditas de espetáculos para infância e juventude.

 

Sobre Rinocerontite-19

 

Baseada na obra “O Rinoceronte” de Eugene Ionesco, a peça fala de uma cidade pacata e interiorana, onde nada de extraordinário acontece, quando é transformada completamente pela passagem de um rinoceronte. Sem entenderem a procedência do paquiderme as pessoas começam a entrar em conflito, enquanto a fera prolifera um vírus incontrolável: a RINOCERONTITE-19.

 

Aos poucos todos começam a se dar conta de que são os próprios vizinhos, colegas e familiares que estão se transformando em rinocerontes, e essa doença misteriosa dissemina-se até ser uma epidemia. Todas as pessoas são afetadas, uma a uma são cooptadas a tornarem-se feras, seja por violência, contágio, sedução, ou simples desistência. Apenas um “homem” irá resistir.

 

Sobre a “A Revolução dos Bichos” 

 

“A Revolução dos Bichos” teve sua estreia online durante a pandemia e segue agora em formato ao vivo por uma circulação por oito cidades de São Paulo, através da Lei Paulo Gustavo. O espetáculo acabou de se apresentar em Santos, no dia 26/08, durante o FESTA - Festival Santista de Teatro e também fez apresentação gratuita para cerca de 800 alunos da Rede Municipal de ensino de São José do Rio Preto, no último dia 11.   

 

Dirigido por Lawrence Garcia, “A Revolução dos Bichos” traz para o palco a história de um grupo de animais revolucionários que se organizam para conquistar uma vida mais justa na fazenda em que vivem. Os animais da fazenda tomam o poder e se livram da dominação dos humanos, no entanto, na nova organização dessa comunidade, os porcos iniciam um regime ainda pior, que oprime e explora  os outros bichos.

 

Sobre a Cia. Apocalíptica 

 

A Cia. Apocalíptica foi criada em 2013 na cidade de São José do Rio Preto. É uma companhia de repertório que já participou de diversos festivais e angariou muitos prêmios. A companhia realiza apresentações e workshops em SESCs, SESIs e feiras literárias por todo o estado de São Paulo, atingindo um público de milhares de pessoas em 11 anos de trabalho. 

 

Serviço

Cia Apocalíptica em Araçatuba

No 6º Festival Literário de Araçatuba

 

29/10 

14h - Madame Curie 

20h - Rinocerontite-19

Teatro Municipal Castro Alves

(R. Duque de Caxias, 29 - Centro) 

 

30/10

10h e 15h - A Revolução dos Bichos

CEU das Artes - Estação de Cultura e Esportes

(R. Elza Almeida Lemos, 975 - Res. Jardim Atlântico)

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.