PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cultura & Turismo

Bloco do Gordinho terá ações sociais e de inclusão; nesta segunda tem oficinas

Crianças com TEA que forem participar do bloco neste ano terão uma atenção especial oferecida por especialistas
Da Redação
04/02/2024 às 12h50
Oficinas acontecem nesta segunda-feira (Foto: Arquivo) Oficinas acontecem nesta segunda-feira (Foto: Arquivo)

Neste ano, o Bloco do Gordinho amplia seu cronograma de ações sociais e de inclusão e dará uma atenção especial às crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que forem participar das atividades com as famílias durante a programação da Atafolia.

 

Nesta segunda-feira (5) serão realizadas oficinas de fantasias e adereços, com a atriz e educadora Josy Martins, do Pimenta Cultural. A ação será no período da tarde, em três locais: na Estação Cidadania, no bairro Atlântico; na Emeb Professor José Machado Neto, no bairro São José; e na Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes), no bairro Primavera.  

 

Idealizadora do Bloco do Gordinho, a atriz e produtora Paula Liberati conta que essas oficinas tiveram início há alguns anos, especificamente com a Arca, quando ela percebeu que as crianças da associação iam para o bloco de uniformes, mas sem fantasias. “Então, resolvemos criar as oficinas de máscaras para que essas crianças já pudessem se divertir ainda mais no carnaval”, explica. 

 

De acordo com ela, a ampliação das ações, que se estenderam para três bairros diferentes da cidade, deve-se à parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. “O objetivo é ocupar as ruas da cidade com muita alegria, cores e fantasias, integrando a população, seja do Centro ou dos bairros”, comenta.

 

Inclusão

 

Outra novidade de 2024 é um olhar especial para a inclusão de crianças com TEA. No ano passado, segundo Paula, algumas crianças autistas e cadeirantes participaram do bloco com suas famílias, o que foi uma grande alegria.

 

Para que esses foliões sejam incluídos nas festas com segurança foi firmada uma parceria com a AMA (Associação de Amigos do Autista). Durante a programação do bloco, no sábado, uma enfermeira da entidade estará no evento para dar suporte a essas crianças. 

 

Também foi firmada parceria com a Clínica Integra, de Araçatuba, que terá profissionais no evento para ampliar essa rede de apoio às famílias atípicas. A clínica trabalha com a terapia ABA, uma abordagem especial com várias especialidades para crianças autistas. 

 

“Participar do Bloco do Gordinho vai ao encontro dos propósitos que temos como missão. Queremos somar, desmistificando a imagem que se têm dos autistas, de que eles não podem estar no meio de outras pessoas por causa de suas necessidades", explica a gestora da Clínica Integra, Viviane Donata de Carvalho Melo. 

 

Ainda de acordo com ela, algumas dessas pessoas apresentam dificuldades sensoriais, sonoras e até mesmo visuais, mas se houver uma previsibilidade, estratégias e distanciamento suficiente do som, todos conseguirão participar.

 

Viviane acrescenta que o Carnaval é um evento social onde se pode contribuir para a inclusão das pessoas, classes e diversidades. “Lugar de autista é em todo lugar, inclusive no Carnaval”, reforça.

 

Camisetas

 

O Bloco do Gordinho firmou parceria com a marca Vaca Lôca e pela primeira vez terá camisetas próprias, que serão confeccionadas sob encomenda feita pelo telefone/WhatsApp (11) 94333 5151.

 

A entrega é feita em dois dias úteis e parte do lucro com as vendas das camisetas será revertida para a AMA.

 

PROGRAME-SE! SÁBADO, DIA 10


15h – Concentração na Praça João Pessoa, no Centro
Brincadeiras de aquecimento com recreadores e monitores, pintura facial infantil, brinquedos como cama elástica, distribuição de bexigas, confetes, algodão-doce e pipoca;
Show de palhaços com a Cia Pano de Chão, da Casa do Teatro
16h – Saída do Bloco do Gordinho em direção à Praça Olímpica
17h – Show infantil com a banda Plim Plim

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.