O Fórum Regional de Cultura da Região Imediata de Birigui (SP) será realizado nesta terça-feira (29), das 9h às 17h, na Casa de Cultura Cristina Calixto, com a participação de representantes de 19 municípios da região. O evento é promovido pelos agentes territoriais de cultura Evandro Claudio e Ricardo Faria, com apoio dos agentes Pedro Neves (Braúna) e Zaira dos Santos (Lins).
O objetivo é fortalecer as políticas culturais locais, promovendo a troca de experiências entre os gestores culturais e articular a criação de um fórum intermunicipal de gestores para ações culturais conjuntas. Está prevista a presença de gestores municipais de cultura, prefeitos, vereadores, artistas, produtores culturais e representantes de instituições como o Sesc, Amigos da Arte e Ministério da Cultura.
Programação
Após a recepção, credenciamento e abertura institucional para formação da mesa receptora, haverá apresentações dos programas e dos Agentes Territoriais de Cultura. Também está prevista uma apresentação do Comitê de Cultura e Unijovem de Marília, do CultPro SP e da APAA (Associação Amigos da Arte).
Após o intervalo para o almoço, o evento prossegue com uma visita institucional ao Sesc Birigui e a programação termina com a atividade de integração e formação do Fórum Territorial de Gestão Cultural, intitulada "Planejamento Cultural Regional".
Mapeamento
Os responsáveis pela curadoria do evento destacam que o fórum visa mapear os desafios e as potencialidades da cultura na região, além de fomentar parcerias e construir bases sólidas para ações colaborativas entre os municípios.
“A expectativa é que o evento se torne um marco na estruturação de uma governança colaborativa na área da cultura, estimulando a continuidade dos diálogos e a formulação de políticas públicas mais eficazes e adaptadas às necessidades locais”, informa nota divulgada à imprensa.
Serviço
Fórum Regional de Cultura – Região Imediata de Birigui–Penápolis
Data: 29 de julho de 2025 (terça-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Casa de Cultura Cristina Calixto – Birigui
Público-alvo: Gestores de cultura, prefeitos, vereadores, artistas, produtores e representantes institucionais