Cultura & Turismo

Bauru é palco de confluência artística e cultural sobre migração

A iniciativa é uma continuação do Colóquio realizado no primeiro semestre de 2023, que abordou temas relacionados à paisagem, história e documentação.
Da Redação
28/09/2023 às 17h45
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Começa em Bauru, nesta sexta-feira (29), o projeto ‘O Colóquio Bahiano-Tietê’. O evento explora a interseção entre imaginários biográficos, artísticos e culturais nos contextos dos rios Tietê e São Francisco, especialmente nas cidades que surgiram com o crescimento da rede ferroviária na primeira metade do século XX, incluindo Bauru.

 

A iniciativa é uma continuação do Colóquio realizado no primeiro semestre de 2023, que abordou temas relacionados à paisagem, história e documentação. Um dos temas centrais é a migração de baianos para o estado de São Paulo, um fenômeno com mais de um século de história, documentado no livro ‘Sampauleiro’ pelo escritor e jornalista João Gumes, escrito entre 1917 e 1929.

 

Um destaque é Osório Alves de Castro, um escritor baiano que migrou para São Paulo em 1923, passando por cidades como Bauru, Lins e Marília. Sua obra ‘Porto Calendário’ ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 1962 e descreve o cenário do Médio Rio São Francisco. Osório Alves de Castro faleceu em 1978 e continua sendo um ícone literário.

 

O Colóquio programou várias atividades, incluindo palestras temáticas, espetáculos artísticos e musicais, além de uma exposição que apresenta objetos, fotografias, livros, telas, gravuras e documentos relacionados ao universo das obras de Osório Alves de Castro.

 

Além disso, durante o Colóquio, será lançada a plataforma colaborativa ‘Projeto Bahiano Tietê’ destinada a preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial da região noroeste do estado de São Paulo, com raízes nas expressões culturais do vale do médio Rio São Francisco.

 

O projeto é idealizado por Paulo Henrique Martinez, Josiel Rusmont e Kelly Magalhães. O Colóquio também inclui apresentações artísticas e debates que exploram aspectos culturais e históricos relevantes para a região.

 

O evento é uma realização da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Senac Bauru e a Secretaria de Cultura. Além disso, conta com o apoio de várias instituições, incluindo o Museu Ferroviário Regional de Bauru, Sesc Bauru, UFOB, OPABI, CAC Unesp, Senac, Cria Bauru e Samba na Cidade."

 

SERVIÇO

29/09 (6ª feira)
20h | Show Tamarindeiro, por Josiel Rusmont. Local: Museu Ferroviário Regional de Bauru


02/10 (2ª feira) 
19h | Abertura da exposição Local: Centro Cultural

03/10 (3ª feira)
19h | Itinerário de pesquisa Bahiano Tietê (Eliana Pastana, Lídia Possas, Níminon Pinheiro 
Mediação Kelly Magalhães).
Local: Senac Bauru

04/10 (4ª feira)
20h | Show de Priscila Magela.
Local: Sesc Bauru.

05/10 (5ª feira)
19h | Colóquio: Diálogo Musical Cultura Regional (Josiel Rusmont, Priscila Magela, Levi Ramiro 
Mediação: Paulo Henrique Martinez).
Local: Centro Cultural

06/10 (6ª feira)
19h | Colóquio: Carrancas do São Francisco: imaginário e ancestralidade com Hermes Novais.
Local: Museu Ferroviário Regional de Bauru

Para mais informações: https://www.instagram.com/bahianotiete

Promoção Universidade Estadual Paulista (UNESP) / Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Senac Bauru e Secretaria de Cultura de Bauru

Apoio e realização Museu Ferroviário Regional de Bauru, Giro Marília, Criasom Estúdio, UFOB, Sesc Bauru, OPABI, CAC Unesp, Senac, Cria Bauru e Samba na Cidade

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.