PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cultura & Turismo

Bate-papo com Renato Borghetti é atração nesta quinta no MIA

Festival dedicado à diversidade da música instrumental acontece até domingo, totalmente gratuito
Da Redação
24/08/2023 às 09h25

Desta quinta-feira (24) até domingo (27), Araçatuba (SP) é palco do 9º MIA (Festival de Música Instrumental), com shows de diferentes estilos musicais, como jazz, erudito, popular, eletrônico, experimental e improvisação livre.

 

O evento também se destaca por meio de workshops, como uma experiência em percussão para pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com esses instrumentos. Ele é realizado pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e que é gerenciado pela Poiesis.

 

E nesta quinta-feira a programação tem apresentações e bate-papo com Renato Borghetti, das 20h às 22h, no Teatro Municipal Castro Alves. O Conversa Tocada será apresentado pela jornalista, pesquisadora e consultora musical Patricia Palumbo, que mediará um bate-papo entre o público e Renato Borghetti.

 

O instrumentista ganhou o primeiro Disco de Ouro da história da música instrumental brasileira pelo LP de estreia, “Gaita Ponto” , um dos 26 discos gravados ao longo da trajetória reconhecida no Brasil e no mundo. Ele também irá se apresentar junto ao Neuro Júnior (violão 7 cordas) e ao compositor Pedro Borghetti (bombo leguero).

 

Piano

 

Antes, a pianista Cecília Raab traz arranjos próprios para composições conhecidas no universo instrumental. De Araçatuba e com formações como na Áustria (Salzburg), onde foi aluna da professora Helena Costa, Raab transita pela música clássica e por vertentes da música brasileira como o choro.

 

A percussionista Roberta Martins apresenta um solo de samba de partido alto por meio do pandeiro. E no final, o show do Afinidades Trio, grupo de Ribeirão Preto composto por Jorge Nascimento, Tiago Santos e Marco Papa, com repertório focado na riqueza da música instrumental autoral brasileira.

 

Badi Assad

 

Outra edição do Conversa Tocada acontece na sexta-feira, no mesmo local e horário, tendo como entrevistada Badi Assad. Ela é apelidada de “mulher banda” pela imprensa norte-americana, com 19 discos lançados e um extenso trabalho misturando música popular e erudita, rock com baião, e batida ritmada com arpejos. Fabiano Golin, um dos maiores guitarristas de Araçatuba e região, apresentará jazz, rock e blues

.

Hermeto Pascoal & Grupo

 

No sábado, será a apresentação do compositor e multi-instrumentista de Hermeto Pascoal, referência da experimentação musical. O show dele, que também é conhecido como o Bruxo dos Sons, será no Centro Cultural Thathi, a partir das 21h.

 

Hermeto vai se apresentar com vários instrumentos, entre eles, flauta-baixo, sanfona 8 baixos, porcos e berrante, acompanhado do grupo Nave Mãe, formação que mantém tradição há mais de 45 anos.

 

Os ingressos são distribuídos gratuitamente de forma virtual via plataforma Sympla e presencialmente nas bilheterias dos locais, 1 hora antes das apresentações.

 

Fique por dentro de todos os horários das atrações que passarão pelo Teatro Municipal Castro Alves, acessando o site de Oficinas Culturais.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.