Araçatuba (SP) recebe neste sábado (SP), a Banda Kombi de Palhaços, apresentação itinerante da Cia Matu, que inclui números de malabarismo, equilibrismo, palhaçaria e mímica, ao som dos músicos, em um palco móvel decorado com elementos lúdicos.
O evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, com correalização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão e produção da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).
A concentração acontece a partir das 18h na praça João Risolia, localizada na frente da Unip, de onde o cortejo seguirá até à praça Bezerra de Menezes, que fica na rua Baguaçu, no bairro Alvorada.
Convite
O cortejo, segundo os organizadores, é um convite para toda comunidade se juntar à celebração, transformando o cotidiano em uma festa de sorrisos e encantamento.
O espetáculo tem duração de 55 minutos e a iniciativa busca resgatar a importância do riso e da arte de rua, promovendo bem-estar e fortalecendo laços comunitários, abordando temas como inclusão e diversidade.
Projeto
O projeto Banda Kombi de Palhaços estreou em dezembro de 2020 na programação de rua da Virada Cultural de São Paulo. O grupo é composto por palhaças de três metros de altura, que dançam ao som potente e festivo do trombone, do trompete, da zabumba e da requinta.
Os malabares seguem à frente com suas claves pelos ares, mais adiante rodopia o monociclo, enquanto o maestro corre atrás do bonde, que vez ou outra segue com ele. E, nesse ritmo circense, o motorista guia o cortejo que segue a brincar com as pessoas nas janelas, nas sacadas, varandas e calçadas dos lugares por onde passa.
Os instrumentos musicais são acústicos, não necessitam de pontos de energia e não há utilização de caixas de som. O cenário do espetáculo é o carro Kombi e o espaço percorrido pela trupe.