Muitas bandas emblemáticas do rock´n roll surgiram quando seus integrantes ainda eram jovens. Metallica, por exemplo, “nasceu” em 1981, quando James Hetfield (vocalista) e Lars Ulrich (baterista) tinham apenas 18 anos. A banda Savage, de Araçatuba (SP), surgiu como cover do Metallica, composta por jovens com idades entre 16 e 19 anos.
A juventude é apenas um detalhe perto do caminho que a banda araçatubense tem trilhado nos palcos. Madi (guitarra base e vocal), Guca (guitarra solo e backing vocal), Japa (baixo e backing vocal) e João (baterista) se preparam para gravar músicas autorais e inéditas que serão lançadas no Spotify, serviço de streaming musical mais popular do mundo.
As gravações ocorrem no próximo sábado (27), ao vivo, durante show realizado no Pork´s Bar, em Araçatuba. O evento “Savage Tributo Metallica e Sepultura” terá início a partir das 22h e é aberto ao público. O ingresso está R$ 10,00 antecipadamente pelo site papunticket.com.br, mas pode ser adquirido na portaria, no horário do show, com outro valor.
Com o fim do Sepultura, anunciado no ano passado, a banda decidiu incluir no repertório algumas canções do grupo. A ideia surgiu para homenagear o maior nome do heavy metal do Brasil.
Documentário
Além da gravação, durante o show haverá captação de material para um documentário que será lançado para falar sobre a banda. “A nossa expectativa para o show sempre é de encher a casa, mas dessa vez vai ser especial. Será o primeiro show gravado, por isso, preparamos algo ainda mais profissional para o público e esperamos surpreender a todos com um repertório e estrutura inédita”, completa Guca.
Apesar do pouco tempo de estrada, a Savage já coleciona muitos feitos e ganhou até notoriedade nacional. Um dos shows mais marcantes da banda foi em Paranaíba (MS), na Costelada 2024, realizada em maio deste ano.
Cerca de três mil pessoas assistiram à apresentação e o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, repostou um trecho do show no seu perfil no Instagram. O músico também divulgou o vídeo de um trecho do ensaio da apresentação deste sábado.
Letras e crítica
As canções que serão gravadas no sábado receberam o nome de “Put Out Your Hate” e “Strike The Priest” e são assinadas pelos quatro jovens músicos. De acordo com Guca, Put Out Your Hate fala sobre um conflito mental, “onde o ciclo de ódio indelével de nossas vidas se transforma em um risco prejudicial para a sociedade” .
Por sua vez, a segunda canção carrega mais objetiva em sua mensagem por se tratar de uma crítica ácida ao alienismo e fanatismo religioso. “Muitas pessoas colocam todas suas expectativas de vida na religião, e isso acompanhado de uma gama de instituições, charlatões e oportunistas, gera um controle nocivo de suas vidas. Strike The Priest vem como uma forma de iluminar e libertar essas amarras de nossa sociedade”.
A banda também tem outras canções autorais já gravadas e publicadas no Spotify e Youtube.
História
A banda surgiu com Guca e Madi, que na época tocava bateria, em 2022. Os dois ensaiavam por diversão no estúdio da escola Max Music. Naquela época eles já tocavam músicas do Metallica.
O primeiro show foi no mesmo ano, após Guca receber um convite para uma participação especial em uma apresentação. Foi então que ele aceitou o convite e em 3 meses enfrentaram o desafio para encontrar um baixista e outro guitarrista, além de ensaiar.
Desde o início a banda pensa além dos covers, com um olhar voltado para canções autorais. A música King Reaper, por exemplo, foi escrita por Guca e Madi no ano passado. “Então, desde o começo, podemos dizer que queremos ser uma banda autoral. Inclusive, várias ideias vêm surgindo no estúdio, que pretendemos divulgar ano que vem” , finaliza.
Serviço
Show “Savage Tributo Metallica e Sepultura”
Sábado (27/07), a partir das 22h
Local: Pork´s Bar (rua Aguapeí, 1.884, bairro Jardim do Prado, Araçatuba)
Entrada: R$ 10,00 (antecipado)