Familiares do ator mirim Miguel Martines, 12 anos, de Araçatuba (SP), estão ansiosos com a proximidade da estreia de “O Filho de Mil Homens”, filme baseado no livro homônimo de Valter Hugo Mãe, com direção de Daniel Rezende, que chega globalmente à Netflix em 2025.
As primeiras imagens dos personagens principais da adaptação de foram divulgadas na última semana e Miguel contracena com ninguém mais, ninguém menos que Rodrigo Santoro, ator brasileiro reconhecido internacionalmente.
Com produção da Biônica Filmes e da Barry Company, o longa metragem foi gravado entre Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e na Chapada Diamantina, na Bahia. Na primeira adaptação de um livro do escritor Valter Hugo Mãe, Rodrigo Santoro é Crisóstomo, um pescador solitário que tem o sonho de ter um filho.
A vida dele muda ao se encontrar Camilo, um menino órfão que decide acolher, interpretado pelo araçatubense Miguel Martines. Na tentativa de fugir de sua própria dor, Isaura, interpretada por Rebeca Jamir, cruza o caminho dos dois.
Em seguida, surge Antonino, interpretado por Johnny Massaro, um jovem incompreendido, que também se conecta com eles. Juntos, os quatro aprendem o significado de família e o propósito de compartilhar a vida.
Sonho
Miguel é filho de Nataly Lino Izeli Martines e Arlindo Martines Júnior. A mãe conta que essa é a primeira participação do ator mirim em um longa-metragem. Antes, ele fez uma breve participação do curta-metragem “Fogo no Canavial” , gravado em Araçatuba.
Ela revela que a estreia dele nas telonas é a realização de um sonho, pois ainda aos 8 anos de idade, Miguel disse que um dia apareceria no cinema. Para realizar esse sonho, em 2022 ele foi selecionado por uma produtora, fez cursos de preparação de TV e cinema. “Ele começou fazendo cursos online com um excelente professor, Cris Aaron, da Smart Cine Kids, e foi agenciado em São Paulo”, conta.
A partir daí começaram a aparecer muitos testes, mas enquanto não era aprovado para nenhum filme, o menino participava de fotos e publicidades em Araçatuba e Birigui. Atualmente agenciado pela Five Casting, agência de São Paulo, Miguel faz aulas de teatro e foram vários testes para participar de “O filho de mil homens”.
“Para este trabalho ele fez vários testes! Foi selecionado, enviou material on-line, e fomos mais três vezes para São Paulo participar de callback presenciais com produtor de elenco e diretor”, conta.
Nataly acompanhou as gravações, que aconteceram durante três meses, entre agosto e outubro do ano passado. “Estamos muito felizes e orgulhosos pela realização do sonho dele! E na expectativa de ver o resultado do filme!”, conclui.