Com o objetivo de reconhecer e aproximar de obras teatrais escritas por artistas negros, o EBUN – Núcleo de Estudos de Dramaturgias Negras inicia suas atividades em Araçatuba (SP). O primeiro encontro será no dia 27 de abril, das 15h às 17h, no Cine Teatro Silvia Regina Teodoro, que fica na Estação Cidadania, no residencial Atlântico. As inscrições e os encontros são gratuitos.
Sendo a primeira iniciativa voltada exclusivamente para a criação artística protagonizada por pessoas negras, o Núcleo possui ainda um viés de conexão para haver um aprimoramento não só da leitura, mas também da produção de narrativas teatrais autorais e, sobretudo, do desenvolvimento de um repertório dramatúrgico negro.
Fundado e conduzido pela artista e atriz Geovanna Leite, EBUN pretende reunir artistas e pessoas de múltiplas linguagens. “Também é uma iniciativa para cultivar escrevivências de pessoas negras em suas diversas gerações e individualidades, alimentando-se de textos teatrais já escritos e/ou montados por outros artistas negros”, afirma Geovanna.
“É com muita alegria que convido pessoas negras para ampliar o repertório de obras dramatúrgicas, criadas por artistas negros, que possibilitam o aprofundamento identitário e, principalmente, o corpo negro enquanto ser criador e narrador da sua própria história”, enfatiza a fundadora do Núcleo.
Segundo o que foi divulgado, o público-alvo são pessoas negras, mas havendo disponibilidade, as vagas serão abertas para o público em geral.
Serviço
O primeiro encontro do Núcleo será presencial no dia 27 de abril, das 15h às 17h, no Cineteatro Silvia Teodoro, na Estação Cidadania, localizada na rua Elza Almeida Lemos, 975, Res. Jardim Atlântico - Araçatuba.
As pessoas interessadas podem realizar a inscrição via formulário on-line: https://forms.gle/ZFEULA2LoFkD4iHCA
Mais informações na página oficial do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/ebun.nucleo/ .