Será lançada no próximo dia 2 de outubro, a Exposição “Ressignificando Cicatrizes”, que será realizada no Espaço Eureka, Araçatuba (SP), em cerimônia realizada às 19h, para convidados.
O projeto cultural multilinguagens foi idealizado e é dirigido pela fotógrafa Janaina Gaiarin, e criado por mulheres e para mulheres, que busca registrar e compartilhar histórias de vida e superação, cicatrizes visíveis e invisíveis, e as diversas experiências que se entrelaçam a partir dessas marcas.
“A proposta nasceu do desejo de dar novos significados às cicatrizes, resgatando a beleza e a dignidade contidas em cada trajetória”, informa nota divulgada à imprensa.
Exposição
Segundo o que foi informado, no centro da iniciativa está uma exposição fotográfica que retrata mulheres de diferentes idades e contextos, acompanhada por poemas, música ao vivo e performances artísticas especialmente concebidas para dialogar com esse universo de narrativas e sensibilidades.
“Mais do que uma exposição, esse é um espaço de acolhimento e reflexão. Cada cicatriz retratada carrega um percurso onde dor, superação e renascimento se entrelaçam”, explica Janaina.
Formato
A exposição fotográfica é realizada com sete mulheres que compartilharam suas histórias e aceitaram ter suas cicatrizes transformadas em arte. Foram aplicadas folhas de ouro sobre as marcas, ressignificando o que partiu e iluminando com arte aquilo que, tantas vezes, foi associado apenas à dor.
A inspiração vem da técnica japonesa Kintsugi de valorização do reparo de objetivos, especialmente cerâmicas, que quando quebrados, são reparados com laca e pó de ouro, revelando rachaduras que não escondem o que se quebrou, mas transformam e realçam cada fragmento em linhas preciosas.
“Assim, também em Ressignificando Cicatrizes, não se trata de ocultar as marcas, mas de celebrá-las como parte da jornada. Cada fotografia é uma metáfora visual de força, renascimento e singularidade”, informa a nota.
Lançamento
Um coquetel reservado a convidadas e convidados da cena artística local, imprensa e coletivos de mulheres irá celebrar o lançamento da exposição. Na ocasião serão apresentadas performances artísticas e musicais, criadas especialmente para dialogar com esse universo de narrativas e sensibilidades femininas.
A visitação ao público estará aberta a partir das 14h do dia 3 de outubro e estará disponível até às 22h. O Espaço Eureka fica na rua Dr. Luiz Nogueira Martins, 454, em Araçatuba, e a visitação é aberta ao público em geral e gratuita.
Equipe e rede de mulheres
A gestão do projeto conta com a produção cultural de Bárbara Domingues e a direção criativa da artista Carla Camargo Luzx, reunindo uma ampla rede de profissionais, majoritariamente mulheres, que atuam em diferentes frentes, da operação à criação, em parceria com instituições e apoiadoras empreendedoras.
O projeto é inteiramente realizado por meio de parcerias e apoios femininos, reafirmando sua força coletiva e transformadora.
Sobre a fotógrafa
Janaina Gaiarin é fotógrafa, atriz, empreendedora e diretora criativa. Criadora do projeto Ressignificando Cicatrizes, iniciou essa proposta artística e social há quatro anos, registrando histórias reais de mulheres.
Naquele momento, o projeto precisou ser pausado: estava no início da carreira e, como toda obra de arte, exigia coragem e uma estrutura maior para florescer. Ainda assim, três mulheres foram fotografadas, guardando as primeiras sementes dessa caminhada.
Este ano, movida por um chamado profundo, Janaina retomou o projeto com novas forças e contou com duas mulheres fundamentais ao seu lado: Bárbara Domingues, na produção cultural e executiva e Carla Camargo, na produção artística.
"Assim, Ressignificando Cicatrizes se torna mais do que uma exposição: um ato coletivo de criação e ressignificação, sustentado por mulheres que acreditam na potência da arte como caminho de transformação".
Bárbara Domingues, gestora de projetos e produtora cultural, trabalhando com diversos projetos, de cunho cultural, empresarial e socioambiental na região e capital.
Carla Camargo Luzx, cantora, compositora, atriz, escritora e poetisa. Dedica sua arte à cura e à transformação, assinando a produção artística de Ressignificando Cicatrizes.