Araçatuba recebe no próximo sábado (3), pelo segundo ano consecutivo, ações da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, evento que é promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto.
Neste ano o tema é “Ferrovias”, visando promover o resgate da memória do sistema ferroviário paulista. Serão oferecidas atividades gratuitas em 40 municípios, entre 2 e 4 de agosto, e em Araçatuba, as ações acontecem no Museu Ferroviário "Moisés Joaquim Rodrigues".
O evento acontece das 8h às 13h, com programação que inclui uma exposição de fotos antigas da ferroviária da cidade. Às 10h haverá apresentação da Banda Bruno Zago.
Destaque
Às 10h30, a Companhia OBS apresenta a performance narrativa-musical intitulada "HARU-AÇA-TU-BO: O Mito do Progresso". Haru-aça-tu-bo é uma das origens do nome Araçatuba e, assim como a maioria das cidades paulistas, a cidade tem suas histórias e memórias construídas a partir não só de uma versão do que ocorreu, mas daquela versão que gostariam que contassem.
Misturando teatro a contação de histórias, literatura oficial com atuação, "O mito do Progresso" vem para recontar a história, ou mito, da expansão e progresso paulista.
Fundação
Araçatuba foi fundada em 1908, com a inauguração da primeira estação ferroviária construída na comunidade a partir da expansão da linha férrea Noroeste do Brasil.
A secretária municipal de Cultura, Tieza Marques, reforça que a ferrovia foi vital para o surgimento da cidade. Para ela, a Jornada do Patrimônio é uma oportunidade para relembrar e comemorar essa herança.
Serviço
O Museu Ferroviário "Moisés Joaquim Rodrigues" fica na rua Joaquim Nabuco, 125 e 135.
A entrada para o evento é gratuita.