Entre os dias 22 e 26 de abril, Araçatuba (SP) participa da 10ª edição da Semana Senac de Leitura, evento, gratuito e aberto à comunidade, com o tema Cultura e convivência: a biblioteca além dos livros, que acontece nas unidades de todo o Estado.
No Senac Araçatuba, destaque para a atividade “Mãos que contam: uma história em cada sinal” , palestra com interpretação em Libras que propõe uma inversão de papéis por meio de uma dinâmica de inclusão, além de bate-papo sobre a biodiversidade local e sua importância para a construção da identidade regional, além da tradicional feira de troca de livros.
A abertura oficial será no Teatro do Sesi Campinas, no dia 22 (terça-feira), às 15h e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Senac São Paulo, no YouTube. Contará com a presença de Lucas Afonso, MC, ator e arte-educador; Luciane Vignolli Muller, escritora, professora, palestrante e membro da Academia Guarulhense de Letras; e Bel Santos Mayer, educadora social e ativista de livros e bibliotecas. O bate-papo será mediado pela jornalista Aurora Salles, que também é docente de Comunicação no Senac Osasco.
O gerente do Senac Araçatuba, diz Luis Lima, comenta que a iniciativa do Senac São Paulo reafirma o papel da instituição na promoção da cultura, da leitura e das expressões artísticas, por meio de uma programação diversificada. “Em Araçatuba, preparamos uma programação especial, com atividades que estimulam a convivência, a criatividade, a troca de saberes e a literatura", informa.
Leitores
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, mais de 52% da população brasileira é considerada leitora. No entanto, o estudo também revela uma queda no número de leitores nos últimos anos, o que reforça a importância de iniciativas que estimulem a leitura em espaços acessíveis e acolhedores.
Ao transformar bibliotecas em ambientes vivos de convivência, o Senac reafirma o papel desses espaços como catalisadores de inclusão, repertório cultural e fortalecimento comunitário.
Confira parte da programação do Senac Araçatuba:
22/4 e 26/4, terça-feira até sábado
Feira de Troca de Livros
Horário: das 8h às 21h
Dinâmica:
Trocar seus livros usados por outros que ainda não leu.
Descobrir novos autores e gêneros literários.
Encontrar livros raros e clássicos.
Doar livros que você não quer mais.
Conversar com outros amantes da leitura.
Itens para troca: livros, gibis, HQs e literatura. Só serão aceitos livros em bom estado de conservação.
Itens recusados: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
22/4 até 25/4, terça-feira à sexta-feira
Oficina de Bordado: Flores de Frida
Horário: 19h às 22h
O participante vai aprender a técnica de bordado livre, com pontos básicos e intermediários, enquanto compartilha um momento criativo e acolhedor com outras pessoas. A inspiração vem de Frida Kahlo, que marcou a história com sua força, autenticidade e estilo.
Para a inscrição, entre em contato com a biblioteca pelo telefone (18) 3117-1022 ou pelo e-mail aracatuba.biblioteca@sp.senac.br.
Vagas limitadas. Necessário estar presente todos os dias.
23/4, quarta-feira
Sabores e Raízes: o araçá e as histórias do nosso jardim
Horário: 9h30 às 10h30
Você sabia que o nome da cidade de Araçatuba tem origem no araçá? Essa fruta nativa é um símbolo da identidade local do município. Nesta atividade, o participante será convidado a explorar o significado cultural e ambiental do araçá.
24/4, quinta-feira
Libras - Mãos que contam: uma história em cada sinal
Horários: 15h às 16h30
Palestra conduzida em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com tradução simultânea para ouvintes. A proposta é provocar uma inversão de papéis: em vez de participar de uma palestra em português com interpretação em Libras, o público é convidado a acompanhar uma apresentação feita por uma pessoa surda, com mediação de uma intérprete.