PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cultura & Turismo

Araçatuba e mais 3 cidades da região recebem atividades do Circuito Sesc de Artes

Evento acontece de 21 de outubro a 26 de novembro em 123 cidades do Estado de São Paulo
Da Redação
19/10/2023 às 15h18
Bikeoteca, do grupo Histórias da Nana, busca estimular a formação de leitores (Foto:Marcel Sachetti) Bikeoteca, do grupo Histórias da Nana, busca estimular a formação de leitores (Foto:Marcel Sachetti)

Andradina, Araçatuba, Ilha Solteira e Pereira Barreto receberão um dos 12 roteiros do Circuito Sesc de Artes, que acontece de 21 de outubro a 26 de novembro em 123 cidades do Estado de São Paulo. Com extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o projeto chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques.

 

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana.

 

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no Estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. Serão mais de 700 atividades divididas em 12 roteiros diferentes, que percorrerão municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista abrangendo todas as idades e interesses. 

 

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes concentra todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, e convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas. 

 

Região

 

O Roteiro 3 conta com uma série de atrações e passará pela região já neste final de semana, estando em Andradina no sábado (21) e em Araçatuba no domingo (22). Ilha Solteira (28 de outubro) e Pereira Barreto (29 de outubro) serão sedes na semana seguinte.

 

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, comenta que é na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes.

“Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos”, diz.

 

Ainda de acordo com ele, ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social. 

 

Central de Relacionamento Itinerante  

 

Durante as ações do Circuito Sesc de Artes, será disponibilizada a Central de Relacionamento Itinerante, onde o público prioritário do Sesc – trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – terá a oportunidade de realizar pela primeira vez, ou renovar, a Credencial Plena, e inserir seus familiares como dependentes. Relação de documentos necessários em www.sescsp.org.br/credencialplena

 

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2023 - De 21 de outubro a 26 de novembro, sábados e domingos.  

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.  

 

Roteiro 3 

Andradina 

21 de outubro, sábado, das 16h às 20h 

Praça Moura Andrade – Rua Dr. Orensy Rodrigues da Silva – Andradina. 

 

Araçatuba 

22 de outubro, domingo, das 16h às 20h 

Praça Osvaldo Pereira s/nº – Aviação – Araçatuba.

 

Ilha Solteira 

28 de outubro, sábado, das 16h às 20h 

Praça dos Paiaguás – Ilha Solteira. 

 

Pereira Barreto 

29 de outubro, domingo, das 16h às 20h 

Praça da Bandeira, s/nº – Pereira Barreto. 

 

Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial. 

 

Confira a Programação do Roteiro 3

 

DJs Alliblack e Emily Souza

A música marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações das DJs Alliblack e Emily Souza, que se revezam nos finais de semana e trazem uma seleção de ritmos da cultura negra, como hip hop, jazz, blues, samba, soul, funk e afrobeat.

Nascida no Mato Grosso do Sul, Alliblack é poeta, rapper, DJ, mestre de cerimônias e produtora cultural. De São Paulo, Emily Souza atua como DJ e produtora de eventos do Slam Quilombo de Dandara.  

 

Moda de Rock

Outra atração musical é o projeto Moda de Rock, dos músicos Ricardo Vignini e Zé Helder, que transforma canções clássicas do rock em versões instrumentais para viola caipira. O repertório combina sucessos de bandas nacionais, como Mutantes, Novos Baianos, Ira! e Plebe Rude, e estrangeiras, a exemplo de Beatles, Nirvana, Queen e Led Zeppelin.

 

Cabeção Pelo Mundo

Públicos de todas as idades poderão se divertir com a intervenção Cabeção Pelo Mundo, da dançarina e manipuladora Maria Eugenia Tita, que dá vida ao simpático e encantador boneco Cabeção, herdeiro das tradições populares brasileiras. Ao ritmo de passos de frevo, cavalo marinho, caboclinho e capoeira, ele convida a plateia a se entregar à dança e ao riso. 

 

Herolino, o faxineiro

Equilibrismo, malabarismo e acrobacias conduzem o espetáculo Herolino, o faxineiro, de Erickson Almeida, que transforma a limpeza em um grande show. Quando chega para seu primeiro dia de trabalho em um novo local – o circo –, o faxineiro Herolino se deixa levar pela imaginação e inventa números incríveis com vassoura, balde e espanador. Usando óculos e fones de ouvido especiais, o público poderá participar de uma experiência de cinema em realidade virtual. 

 

Amazônia Viva

Em Amazônia Viva, Dir: Estevão Ciavatta, Brasil, 2022, 10 min, o público é transportado para a região do rio Tapajós e viaja ao coração da floresta. Conduzida pela líder indígena Raquel Tupinambá, da comunidade Surucuá, a narrativa ajuda a entender a importância do local e de sua preservação. Em 2023, a obra levou o prêmio de Melhor Filme de Realidade Virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival. 

 

Sonorilândia em Sinopets

Na oficina Sonorilândia em Sinopets, o artista, educador e musicoterapeuta André Pereira Lindenberg, conhecido como Dedéco, propõe a transformação de garrafas PET em instrumentos musicais. A atividade mostra como produzir sinopets, sinos feitos com o material. Ao final, o público é convidado a se aventurar como regente da sinfonia sonora produzida em conjunto.

 

Bikeoteca

Já com a Bikeoteca, uma bicicleta transformada em biblioteca ambulante, o grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, busca estimular a formação de leitores. Além de explorar livremente os títulos disponíveis, com sugestões para todas as idades, o público pode pedir indicações e participar de mediações individuais e interações literárias.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.