O escritor e artista visual cearense Antonio Luceni, residente em Araçatuba (SP), lança nesta semana, mais um livro autoral, obra intitulada "Mas que pressa é essa?". Em Araçatuba, a sessão de lançamento será na sexta-feira (4), na livraria Vila Sophia, e em Birigui, no sábado (5), na livraria Moscoffee.
“Mas que pressa é essa?” chega depois de um hiato de sete anos e é dirigido ao público infantojuvenil. Segundo o autor, o título é referência a uma frase da mãe dele, dita durante visita rápida que ele fez a ela, depois de algum tempo sem ver a família.
"Eu fiquei com essa questão orbitando na minha cabeça durante o dia todo e, imediatamente, comecei a esboçar os primeiros versos. Isso tudo pouco antes do isolamento da pandemia".
Pandemia
Aproveitando o tempo de isolamento, o autor aprofundou as pesquisas e, além dos poemas, também executou as ilustrações que os acompanham. Ao todo, são 20 poemas, todos no formato "quadrinha", ou seja, compostos por quatro versos, que abarcam situações e cenas do cotidiano, envolvendo seres humanos, fenômenos da natureza, bichos, plantas e objetos.
"Busquei trabalhar no livro, tanto nos poemas quanto nas ilustrações, uma questão muito pertinente na contemporaneidade: o uso que fazemos do tempo e o que o tempo faz conosco. Aspectos de coisificação humana, das relações fluidas e descartáveis, do corre-corre que nos tira a visão de coisas simples e importantes em nosso dia a dia", explica Luceni.
Ele garante que apesar de o livro ser voltado para o público infantojuvenil, também pode ser lido por jovens e adultos. Afinal, pondera o autor, "a rigor, as crianças e adolescentes têm acesso aos livros a partir da decisão e iniciativa de um adulto; daí o duplo desafio do escritor: num só texto e num só tempo agradar os vários públicos".
Sobre o autor
Antonio Luceni é natural de Mombaça, sertão do Ceará. Nascido pelas mãos de uma parteira, num vilarejo denominado Mulungu, desde cedo foi rodeado por histórias fantasiosas e das muitas realidades vividas por ele, ainda criança, e por seus avós, pais, irmãos, primos e conterrâneos.
Mesmo com uma vida precária de tantas coisas, de alimentos, roupas e moradia, reforça, viveu sempre cercado de muito afeto, o que lhe garantiu um terreno forte para criação literária e das artes como um todo.
Migrando ainda criança para São Paulo - tinha apenas dois anos de idade quando sua família se dirigiu para capital paulista, lá viveu até os dez anos, quando ele e sua família passaram a viver em Araçatuba - SP.
Na juventude e vida adulta, dividiu-se entre Araçatuba, Presidente Prudente, Campinas, São Paulo, Santos e Três Lagoas - MS, onde cursou as graduações em Letras, Artes Visuais e Arquitetura; as pós-graduações em Ensino do Texto, Educação e Artes Visuais, o mestrado em Letras/Estudos Literários e, atualmente, o doutorado em Artes Visuais.
Em 2011, fundou com outros quatro membros o UBE (Núcleo da União Brasileira de Escritores), para região de Araçatuba, e em 2013 ingressou como membro titular na Academia Araçatubense de Letras, ocupando a cadeira de número 15.
Obras
Antonio Luceni tem publicados os livros "Araçatuba com Arte" ( Escritório da Arte, 2003); "Outros olhares" (Editora do escritor, 2004); "Gol de letras - a paixão nacional em prosa e verso" (Editora do escritor, 2006); "Com quantos chapéus se faz um Chapeuzinho" (Escritório da Arte, 2007) e "Mosca Feliz" (Somos, 2013).
O autor ficou em primeiro lugar no Concurso de Literatura Infantojuvenil "Adriana Guimarães", promovido pela Academia Araçatubense de Letras, em parceria com a Apeoesp (Associação dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), com o livro "Júlia à procura da consciência perdida" (Somos, 2006).
Ele também lançou o livro de poemas "Poesia, pipoca e pião" (Somos, 2013), selecionado em edital da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com prefácios da escritora e ilustradora Ângela Lago e do escritor e ilustrador Ricardo Azevedo.
Por fim, foi o primeiro colocado no concorrido prêmio nacional "Nelly Novaes Coelho" de Literatura Infantil, promovido pela UBE (União Brasileira de Escritores), publicado pela Editora LetraSelvagem (2017).
Serviço
Lançamento do livro: Mas que pressa é essa?
Autor: Antonio Luceni
Locais:
4/10: Livraria e cafeteria Vila Sophia
Rua Regente Feijó, 274, Centro - Araçatuba - SP
5/10: Livraria e cafeteria Moscoffee
Rua São José, 470, Centro - Birigui - SP