O projeto Alinhavando Redes de Bibliotecas – Corredor Cultural, abre inscrições gratuitas para o curso “Biblioteca e Território”, que acontece neste mês de outubro em formato híbrido, com encontros online e presenciais em Lins (SP). Voltada a educadores, bibliotecários, mediadores de leitura, agentes culturais e interessados na área, a formação será conduzida por duas referências nacionais quando o assunto é leitura comunitária: Bel Santos Mayer e Val Rocha, ambas cogestoras da Rede LiteraSampa (SP). As vagas são limitadas.
A proposta do curso é oferecer um espaço de troca e aprendizado sobre práticas literárias de enraizamento comunitário, fortalecendo a atuação cultural das bibliotecas e seus vínculos com o território. Durante os encontros, serão compartilhados saberes e metodologias desenvolvidos pelo Ibeac (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário) e pela Rede LiteraSampa, com foco na formação de mediadores de leitura e na gestão compartilhada de bibliotecas.
Quem conduz a formação
Bel Santos Mayer é educadora social, coordenadora do Ibeac, mestra em Turismo (USP) e especialista em Pedagogia Social. Cogestora da Rede de Bibliotecas Comunitárias LiteraSampa, integra grupos de pesquisa em Direitos Humanos e Memória e é curadora e conselheira de premiações literárias, como o Prêmio São Paulo de Literatura e o Prêmio Jabuti.
Recebeu diversos reconhecimentos, incluindo Prêmio SNEL (2025) Sindicato Nacional dos Editores de Livros - Título de Incentivadora do Livro e da Leitura - Professores e bibliotecários; Prêmio Jabuti (2024) no eixo Inovação/Fomento à leitura; Prêmio APCA (2020) e Prêmio Pessoa Inspiradora (2021).
Bel é autora de livros e artigos sobre formação de jovens leitores, bibliotecas comunitárias e direitos humanos, entre eles “Nascidos para Ler, miudezas da nossa floresta” (2025) e “LiterAção: práticas inovadoras em bibliotecas” (2022). Sua trajetória mostra a literatura como ferramenta de transformação social, aproximando arte, educação e comunidade.
Valdirene Rocha (Val Rocha) é atriz, artista plástica, mediadora de leitura e arte-educadora, com 25 anos de atuação em arte e cultura. Diretora e produtora da Cia Teatral Artemanha, Val desenvolveu trabalhos culturais no Brasil e no exterior, incluindo Alemanha e Portugal, e atua na formação de jovens e adultos com projetos que unem teatro, literatura e temáticas sociais.
Há 13 anos integra o Ibeac, como gestora de projetos, mediadora de leitura e formadora, e também da Rede LiteraSampa, promovendo a leitura como direito e experiência coletiva. É autora de livros e artigos sobre leitura comunitária, como “Nascidos para Ler, miudezas da nossa floresta” (2025) e “LiterAção: práticas inovadoras em bibliotecas” (2022), além de atuar em produções audiovisuais entre outras experiências de leitura em São Paulo.
Projeto
O Alinhavando Redes de Bibliotecas – Corredor Cultural contempla nove cidades da região – Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Júlio Mesquita, Lins, Promissão, Sabino e Araçatuba – com mais de 40 atividades entre oficinas, espetáculos, encontros literários e cursos de formação. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.
A realização é do coletivo Alinhavando Redes Culturais, com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo) e apoio das prefeituras locais.
Serviço:
Programação do curso
07/10/2025 (terça-feira) – Online | 19h30 às 21h30
24/10/2025 (sexta-feira) – Presencial | 18h30 às 22h30
25/10/2025 (sábado) – Presencial | 8h30 às 16h30
???? Local presencial: Biblioteca Municipal de Lins “Nicolau Zarvos” – Rua Vinte e Um de Abril, 427 – Centro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível no link da bio do Instagram [@alinhavandoredes]. As vagas são limitadas.
Mais informações e programação dos municípios no @alinhavandoredes