Cultura & Turismo

Abertas inscrições para oficinas gratuitas de discotecagem e produção musical

Projeto educacional "Embraza: Amplifica" quer democratizar o acesso à formação musical a moradores em Araçatuba e região
Da Redação
20/05/2025 às 17h16
DJ_Foto PikiSuperstar_Freepik DJ_Foto PikiSuperstar_Freepik

A discotecagem e a produção musical serão o foco das oficinas do "Embraza: Amplifica", projeto educacional que visa democratizar o acesso à formação musical e artística para jovens e adultos a partir de 16 anos, moradores em Araçatuba (SP) e região. 

 

Os participantes receberão abordagens técnicas específicas da área e serão preparados para apresentarem seus trabalhos de forma profissional. As oficinas também abordarão temas ligados à divulgação em redes sociais e organização de portfólio, por exemplo. 

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de junho, pelo formulário online disponível neste link. Como o número de vagas é limitado, se a quantidade de inscritos for superior às vagas disponíveis, haverá uma seleção priorizando critérios que assegurem a diversidade e a representatividade.

 

Atividades

 

Ao todo, serão cinco oficinas: Discotecagem, com Rupin; Produção Musical (criação de faixas musicais com softwares profissionais), com Underlow; Fotografia para Mídias Sociais, com Rafaela Cândido; Mídias Sociais e Produção de Conteúdo para Artistas, com Marina Migliorucci; e Criação de Portfólios (visuais e musicais - única aula que será realizada no formato online), com Vinícius Gonçalves.

 

As atividades serão realizadas entre julho e agosto, sendo quatro delas presenciais, no CEU das Artes instalado no Residencial Atlântico. Haverá ainda uma atividade online. Os participantes receberão ajuda de custo para ir ao local do curso.

 

Cada aula terá duração de 3 horas e acontecerá das 15h às 18h. As oficinas são independentes e os interessados podem se inscrever em quantas quiserem.

 

Projeto

 

O projeto é coordenado pela DJ e produtora cultural Amanda Rugiani, mais conhecida no meio cultural como “Rupin”. A produção é de Beatriz Gabrielle Batista da Silva e o projeto é viabilizado por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Araçatuba. 

 

Mercado e carreiras 

 

DJ Rupin destaca que o objetivo do projeto é desenvolver as habilidades artísticas dos participantes, assim como capacitá-los a gerenciar suas carreiras de forma profissional e competitiva no mercado atual. 

 

“O contexto de realização do ‘Embraza: Amplifica’ está ligado ao crescimento da cena eletrônica no Brasil e à necessidade de criar mais oportunidades de inclusão e inovação no segmento aqui na cidade”, comenta.

 

De acordo com ela, a ideia é que os participantes não só ampliem seu conhecimento sobre o presente, mas também se inspirem a explorar novas possibilidades de futuro por meio da arte e da tecnologia. 

 

Evento 

 

Ao final das oficinas, em agosto, os alunos participarão de um evento para mostrar na prática o que aprenderam, discotecando para o público presente, apresentando os portfólios e as músicas produzidas durante as aulas. 

 

Além disso, os que concluírem no mínimo três módulos e mantiverem pelo menos 75% de presença nas aulas de cada módulo, participarão do sorteio de um dos equipamentos utilizados nas aulas práticas. 

 

Cronograma de atividades

 

Módulo 1 | “Discotecagem”, com Rupin: 05/07 e 12/07 

Módulo 2 | “Produção musical”, com Underlow: 19/07 e 26/07 

Módulo 3 | “Mídias Sociais e Produção de Conteúdo”, com Marina Migliorucci: 02/08 

Módulo 4 | “Produção de Imagem para Mídias Sociais”, com Rafaela Cândido: 09/08 

Módulo 5 | “Criação e desenvolvimento de Portfólio” (online), com Vinícius Gonçalves: 16/08 Evento de conclusão: 30/08 

 

Serviço 

Oficinas do projeto “Embraza: Amplifica” 

Inscrições: até 15 de junho 

Como se inscrever: acessando bit.ly/EmbrazaAmplifica 

Início das oficinas: 05/07 

Gratuito 

Informações: embrazasessions@gmail.com

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.