Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus, que vai premiar quem dedica esforços à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo na região de Araçatuba (SP).
As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira (24) por meio do formulário disponível no link. Podem participar pessoas ou entidades que promoveram ações e ou atuaram no combate ao racismo entre novembro de 2022 e novembro de 2023.
A premiação vai ser entregue em evento marcado para o dia 7 de dezembro, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal.
Prêmio
O Prêmio Carolina Maria de Jesus foi instituído a partir de Resolução de 14 de março de 2022, de autoria do vereador Wesley da Dialogue (Podemos). Na edição passada houve 9 finalistas e os escolhidos pelo público para receber os troféus foram a “Trilha Educação Antirracista”, realizada pela Diretoria Regional de Ensino, e o “Baile Black”, da produtora cultural Kelly Oliveira.
O prêmio leva o nome da ex-catadora de recicláveis que se tornou escritora, compositora e poetisa brasileira. Mãe de três filhos e escritora em suas horas vagas.
Ela ficou internacionalmente conhecida pelo livro "Quarto de despejo: diário de uma favelada", no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé, em São Paulo. Publicada em 1960, a obra virou best-seller, foi vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas.