Entre os dias 20 e 27 de setembro, acontecerá a 21ª edição do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), com ações gratuitas. O evento é promovido pela Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba), Zona Plural Arte e Cultura e Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A programação será liberada ao público em evento a ser realizado no Centro Cultural Associata, o qual será divulgado nas redes sociais do festival e da Associata. Porém, o público já pode ter um gostinho da identidade visual deste ano, que foi desenvolvida pelo artista e ilustrador de Presidente Prudente, Luiz Estevam.
Segundo o que foi divulgado, o festival mantém a máxima de agregar as mais diversas manifestações artísticas. Neste ano, toda a identidade e ilustrações que acompanharão a divulgação tem como base os significados da palavra Araçatuba. O ilustrador também se inspirou no disco “Araçá Azul” de Caetano Veloso.
“Chegando ao fruto Araçá, que significa fruta com olhos, foram desenvolvidas ilustrações marcantes e que reforçam a importância do festival, maior evento cultural gratuito do município, para a cidade e para a arte nacional”, informa material divulgado à imprensa.
Equipe voluntária
Ainda de acordo com o que foi divulgado, uma característica do Festara é o trabalho voluntário de assistente de produção. Anualmente o evento abre chamamento para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o que acontece atrás das cortinas.
“Essa atitude do evento fomenta a cena da produção cultural local, fortalecendo a cultura. Além de historicamente introduzir diversos novos produtores no mercado cultural da região”, informa.
Segundo o que foi divulgado, há vários exemplos de produtores que iniciaram dentro do Festara como voluntários e alçaram voos altos na produção artística dentro e fora de Araçatuba. Para este ano, 20 candidatos entre mais de 35 inscritos foram selecionados a auxiliar na produção do maior evento cultural gratuito de Araçatuba e região.
Ficha técnica
Direção Geral: Caique Teruel
Direção de Produção: Caique Teruel e Pedro Böor
Diretor Técnico: Juliano Parreira
Direção de Comunicação: Giulia Sorpilli e Pedro Böor
Ilustração e Identidade Visual: Luiz Estevam
Designer Gráfico: Estúdio Acervo – Caio Teruel
Cerimonialistas: Clodd Dias e Rodolfo Lima
Comunicação: Gabriel Serafim, Giulia Sorpilli
Fotógrafo: João Francisco T.K.
Captação e Edição de Vídeo: Guilherme Chiessi
ntérpretes de Libras: Marcely Dias e Hadassa Vieira
Produção Executiva: Denise Figueira Vaz, Gabriel Serafim, Gabriela Reis, Giulia Sorpilli e Maiara Nogueira
Produção: Cauãn Soldo, Daniela Pedroza, Janaina Corazza, Rebeca Marciano, Marina Brito, Matheus Henrique Ferreira
Assistentes de Produção: Aline Souza, Bruna Baldacini, Jonathan Lopes, Leda Evangelista, Malon Ferraresi, Natália Veloso, Nádia Salatini, Paulo Santana, Raquel Barboza, Rita de Cássia, Tatiane Sabino, Viviane Rodrigues, Yasmin Vitória