O Flibi (Festival Literário de Birigui), que está chegando à sua 12ª edição, tem início na próxima quarta-feira (5), e prosseguirá até o próximo domingo (9), com uma programação composta de debates, shows e oficinas.
Com o tema "Livros, Leitura e Reinvenção", esta edição destaca grandes nomes na cultura brasileira, como a aclamada escritora e psicanalista Ana Suy e o músico e compositor Maurício Pereira. Outro destaque será o show com a banda de rock nacional Biquíni Cavadão, no sábado (8).
Ao todo, serão 40 atividades, incluindo quatro mesas literárias; dois bate-papos com autores; quatro oficinas literárias no Programa Educativo; dez sessões de contações de história; dois espetáculos teatrais; e três shows musicais.
Atividades
Durante os cinco dias, o Flibi promoverá debates e atividades focadas nas pluralidades da literatura, explorando como a diversidade de narrativas e gêneros é fundamental para inspirar a reinvenção necessária na sociedade contemporânea.
Também será realizada a tradicional Feira do Livro, oficinas literárias e intervenções urbanas. Ainda no eixo literário, o público terá a oportunidade de acompanhar a psicanalista e escritora Ana Suy e os músicos e compositores Maurício Pereira e Tonho Penhasco.
Para os amantes de histórias, o festival trará contações com o artista nigeriano Ìdòwú Akínrúlí, com a Cia Rabo de Cotia e com Gê Grigoleto.
E na parte musical, além do show da banda Biquini Cavadão, haverá apresentações da Banda Tropicadelia, de Araçatuba, e do grupo de samba Tom Maior, de Birigui.
Locais
As atrações do Flibi acontecerão em diversos horários e locais da cidade, tendo como palcos principais o Parque do Povo, Biblioteca Municipal e o Sesc, mas também nas entidades Recanto do Vovô, Abrigo Vó Tereza e em escolas públicas.
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e ITB Equipamentos Elétricos, com recursos da lei federal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Sesc Birigui e da Prefeitura de Birigui.