Cotidiano

Via Rondon e Mobilidade Urbana estudam melhorias no trânsito perto do pontilhão da Aguapeí

Local registrou dois acidentes envolvendo motociclistas, com uma morte; sinalização será readequada
Lázaro Jr.
30/10/2025 às 11h38
Via Rondon deve alterar a sinalização no cruzamento para aumentar a segurança (Foto: Lázaro Jr.) Via Rondon deve alterar a sinalização no cruzamento para aumentar a segurança (Foto: Lázaro Jr.)

Representantes da concessionária Via Rondon e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Araçatuba (SP) discutem melhorias no trânsito no cruzamento da rua Alziro Zarur e o pontilhão da rua Aguapeí, sob a rodovia Marechal Rondon (SP-300).

 

Essa área está sob responsabilidade da concessionária, que informou à reportagem que na manhã de quarta-feira (29), houve uma reunião entre representantes da Via Rondon e da secretaria de Mobilidade Urbana, para avaliar as condições do local e analisar, em conjunto, possíveis melhorias para a segurança viária na região.

 

A reportagem procurou a empresa na terça-feira (28), após acompanhar o atendimento a um acidente de trânsito envolvendo uma moto de alta cilindrada e um carro nesse cruzamento.

 

Morte

 

Enquanto conversava com os policiais que preservavam o local, houve a informação de que a colisão da moto de um jovem de 18 anos com uma viatura da Polícia Militar, na madrugada de sábado (25), havia ocorrido no mesmo lugar.

 

Na ocasião, o jovem estaria trafegando pela Alziro Zarur, sentido centro, quando bateu na viatura que acabara de passar debaixo do pontilhão, sentido ao shopping Praça Nova. Apesar de ter sido socorrido, ele não resistiu aos ferimentos.

 

No caso de segunda-feira, a condutora de um Fiat Uno seguia pela Alziro Zarur, retornando do residencial Águas Claras, e teve o carro atingido na parte traseira, quando também cruzava a via.

 

A preferencial é da moto e ela alegou que não viu o motociclista, que teria surgido detrás de um veículo de grande porte, fazendo uma ultrapassagem. Com o impacto, o carro chegou a rodar na via, a moto teve vários danos, inclusive o quadro rompido, e o motociclista também foi levado para atendimento médico.

 

Melhorias

 

Em conversas no local, uma das alterações sugeridas para tentar prevenir os acidentes de trânsito no local, foi direcionar obrigatoriamente para a rua Carlos Pereira da Silva, o fluxo de veículos que vêm da rodovia e acessam a Zarur. Assim, para seguir sentido centro, seria necessário fazer o retorno depois do posto de combustíveis na frente do shopping e pegar a rua Aguapeí.

 

A reportagem também procurou a Prefeitura, que confirmou que na quarta-feira uma equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana se reuniu com a Via Rondon para discutir possíveis intervenções para aumento da segurança no local.

 

“Desviar o fluxo da ‘Saída 534-A’ para a avenida Carlos Pereira da Silva e retorno pela rua Aguapeí foi uma medida colocada em pauta, mas que depende de apreciação e autorização da Artesp (Agência de Transportes de São Paulo)”, segundo a nota. 

 

Enquanto isso, segundo a Prefeitura, de imediato a Via Rondon irá providenciar a readequação da sinalização existente, reposicionando as faixas de trânsito, para aumentar a visibilidade e segurança do local.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.