Cotidiano

UTI pediátrica da Santa Casa de Araçatuba está com 9 crianças internadas acima da capacidade

São 20 leitos entre UTIs Neonatal e Pediátrica, mas há 29 crianças internadas, incluindo 5 casos judicializados
Lázaro Jr.
28/03/2025 às 09h54
UTIs da Santa Casa de Araçatuba operam acima da capacidade (Foto: Arquivo) UTIs da Santa Casa de Araçatuba operam acima da capacidade (Foto: Arquivo)

A assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba (SP) divulgou nota na manhã desta sexta-feira (28), comunicando que as UTIs (UNidades de Terapia Intensiva) infantis do hospital estão operando com nove pacientes acima da capacidade.

 

Segundo o que foi divulgado, às 9h havia 29 pacientes internados, apesar de haver apenas 20 vagas disponíveis, entre UTIs Neonatal e Pediátrica. Ainda de acordo com o que foi divulgado, para atender esses pacientes que excedem a capacidade, são feitas adaptações que seguem os protocolos de isolamento de contato nos casos de pacientes com doenças contagiosas. 

 

A assessoria de imprensa do hospital informa que a superlotação dos leitos intensivos neonatais e pediátricos ocorre há alguns anos, com as UTIs Neonatal e Pediátrica operando frequentemente com 100% dos leitos ocupados.

 

Referência

 

Isso ocorre porque o a Santa Casa de Araçatuba é referência para 40 municípios na especialidade de Neonatologia Intensiva. Além disso, o hospital também é referência regional para atendimento de gestantes de alto risco, que na maioria dos casos têm partos prematuros e os bebês precisam ficar internados em UTIs Neonatais.

 

Outro fator que contribui para a ocupação desses leitos é a longa permanência de bebês com síndromes diversas, que precisam de cuidados permanentes. Segundo o hospital, hoje há cinco leitos ocupados com casos de famílias que aguardam decisão da Justiça de pedidos de home care.

 

Por fim, situações sazonais como doenças decorrentes de síndromes respiratórias, comuns nesta época do ano, também contribuem para a superlotação, de acordo com o hospital.

 

Vaga 0

 

A assessoria de imprensa informa que a direção técnica da Santa Casa de Araçatuba oficia diariamente ao Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) sobre o esgotamento da capacidade para acolhimento pacientes neonatais e pediátricos.

 

Porém, as transferências continuam sendo realizadas, a maioria delas sob o status de “Vaga Zero”, que obriga o hospital receber esses pacientes, sob pena de sofrer penalidades judiciais.   

 

“Para não deixar nenhum dos pacientes sem atendimento, a Santa Casa de Araçatuba tem acolhido e tratado esses pacientes, na expectativa de que o Estado providencie suas transferências para outros centros de referência”, informa em nota.

 

Por fim, o hospital informa que essa situação já foi oficiada ao Ministério Público, ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) e ao Cremesp (Conselho Regional de Medicina).

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.