Cotidiano

Unisalesiano investe R$ 1,6 milhão em computadores de mão para agentes de saúde

Foram adquiridos 550 tablets com sistema que também registra informações de pressão arterial, temperatura, batimentos cardíacos, peso e altura
Da Redação
29/06/2025 às 11h02
O prazo máximo para entrega é o dia 15 de julho de 2025 (Foto: Divulgação) O prazo máximo para entrega é o dia 15 de julho de 2025 (Foto: Divulgação)

O Unisalesiano de Araçatuba (SP) realizou um importante investimento em tecnologia voltada à área da saúde, com a aquisição de 550 tablets Samsung Galaxy S10 FE, no valor aproximado de R$ 1,6 milhão, para uso da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Os equipamentos serão destinados às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, gerenciadas pela Zatti Saúde, por meio de convênio com a Prefeitura, e utilizados por agentes comunitários de saúde e de endemias. O prazo máximo para entrega é o dia 15 de julho de 2025.

 

A iniciativa tem como objetivo otimizar os atendimentos domiciliares realizados pelos agentes, além de permitir o acompanhamento preciso da localização dos profissionais e dos munícipes atendidos. Os tablets são compatíveis com o aplicativo “Gestão Saúde”, por meio do qual os agentes poderão realizar cadastros e atualizações diretamente durante as visitas.

 

Cadastros

 

Antes de saírem para o atendimento, os profissionais fazem o download dos cadastros da microárea no dispositivo. Com isso, mesmo sem acesso à internet em campo, conseguem registrar informações clínicas e domiciliares. Ao retornar à UBS, os dados são automaticamente sincronizados com o sistema, garantindo mais agilidade e precisão no acompanhamento dos pacientes.

 

O sistema também registra informações clínicas (como pressão arterial, temperatura, batimentos cardíacos, peso e altura) e histórico detalhado das visitas, incluindo data, horário, tipo de atendimento e geolocalização.

 

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, a implantação dos tablets representa um grande avanço na digitalização da saúde pública em Araçatuba. “O agente comunitário vai ter em tempo real o acesso às famílias da sua microárea, inclusive com dados de hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças. Isso substitui toda a parte de papel e dá agilidade tanto para os atendimentos quanto para a tomada de decisões pelas equipes”, explica.

 

Telemedicina

 

O secretário também ressalta o potencial da iniciativa para ampliar o uso da saúde digital e da telemedicina no município. “Imagina um agente numa visita encontrar um paciente com uma queixa — ele pode acionar a equipe na UBS e o médico já tomar uma decisão ali mesmo”.

 

A Pró-Reitora Administrativa do Unisalesiano, Vanda Aparecida Guilherme de Moura, destaca a importância do investimento para o fortalecimento da saúde pública regional e reafirmou o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade.

 

“Esse é um projeto muito importante para a saúde pública do município. Afinal, os agentes terão acesso aos prontuários eletrônicos que facilitam o conhecimento das informações dos pacientes de forma rápida e segura, tornando os cuidados mais eficientes, acessíveis e precisos para todos os envolvidos no processo. E nós, do Unisalesiano, estamos muito orgulhosos de fazer parte deste projeto”.

 

Por sua vez, o Pró-Reitor do Unisalesiano, Prof. Dr. André Ornellas, também reforçou o papel da instituição na construção de soluções que impactem positivamente a vida da população. “Como Centro Universitário comprometido com o desenvolvimento humano e social, entendemos que investir em tecnologia para a saúde é investir na qualidade de vida das pessoas. Essa parceria com o município mostra que é possível unir ensino, inovação e serviço público em benefício da coletividade”, explica.

 

Eficiência

 

Com os novos tablets em funcionamento, o atendimento à população ganha em eficiência, precisão e rapidez, beneficiando diretamente os moradores e modernizando os serviços prestados pelas equipes da Atenção Básica.

 

O coordenador da Atenção Primária da Zatti Saúde, Dr. Ângelo Jacomossi, destaca a agilidade no atendimento, já que atualmente os agentes fazem as anotações à mão, durante a visita, e conseguem abastecer o sistema com as informações coletadas apenas ao retornarem à UBS.

 

Segundo Jacomossi, os aparelhos irão beneficiar a APS (Atenção Primária à Saúde) do município, otimizando o tempo dos agentes e qualificando ainda mais o atendimento, certificando que todas as informações cheguem às unidades, de forma eficaz. “Assim, as equipes das UBSs terão todos os detalhes necessários para um melhor acompanhamento da população”, disse.

 

Por fim, o reitor do Unisalesiano, Pe. Paulo Vendrame, SBD, frisou que a tecnologia é fantástica para agilizar processos e resultados. “Entendemos que ‘saúde não pode esperar’, por isso esta ferramenta é importante para o atendimento da população”, analisa.

 

Ainda segundo o reitor, “é a saúde em um novo momento, que não espera mais o cidadão ir até a UBS buscar solução, mas atua preventivamente, vindo ao encontro do cidadão que precisa de atendimento. O Unisalesiano, a Zatti Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde querem fazer nascer este tempo novo para Araçatuba”.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.