Foram implantadas 110 vagas distribuídas em vias próximas à praça Rui Barbosa e ao Calçadão (Imagem: Divulgação)
A partir desta sexta-feira (28), os motoristas que excederem o tempo máximo de 30 minutos nas novas vagas de curta duração que foram implantadas pela Prefeitura de Araçatuba (SP) na região central da cidade poderão ser autuados.
Até quinta-feira (27) os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade urbana estavam apenas orientando os condutores de veículos que utilizavam esses espaços. Foram implantadas 110 vagas distribuídas em vias próximas à praça Rui Barbosa e ao Calçadão. Elas foram identificadas com placas de sinalização e com a guia pintada de branco.
O objetivo, de acordo com a administração municipal, é ampliar a rotatividade e facilitar o acesso ao comércio, especialmente neste período de maior movimento, que é o final de ano, já que a zona azul ainda não foi reativada.
Para os condutores de veículos que tiverem que permanecer por mais tempo na área central da cidade, estão disponíveis cerca de 1.300 vagas de estacionamento permanentes, em locais onde as guias estão pintadas de azul.
Apoio ao comércio
Em nota divulgada à imprensa, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que a intenção é atender os usuários que necessitam utilizar a área central por um período curto de tempo. As vagas de curta duração evitam que esses espaços fiquem ocupados por longos períodos, garantindo aos consumidores mais facilidade para estacionar e realizar compras.
A pasta afirma que o sistema foi pensado como um apoio ao comércio, não como instrumento de punição. “A orientação aos motoristas é que utilizem as vagas apenas quando houver necessidade de parada breve e respeitem o tempo máximo indicado”, informa a Prefeitura em nota.
Durante o período de uso das vagas de curta duração, o pisca-alerta do veículo deve permanecer o tempo todo acionado. A infração por estacionar fora da regulamentação de curta duração é classificada como grave.