Cotidiano

UBSs registram 100 mil consultas médicas nos primeiros 4 meses da Zatti Saúde

Atendimentos realizados entre junho e setembro pelas equipes de Saúde da Família, da Atenção Primária e pelos médicos das unidades 24 horas
Da Redação
20/10/2025 às 17h51
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Nos primeiros quatro meses de atuação, a Zatti Saúde, entidade ligada ao Unisalesiano, registrou mais de 100 mil consultas médicas realizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba (SP), administradas em parceria com a Prefeitura. 

 

O balanço divulgado inclui os atendimentos realizados entre junho e setembro por meio das equipes de Saúde da Família, das equipes de Atenção Primária e pelos médicos das unidades 24 horas. O número não leva em consideração as consultas com enfermagem ou outros atendimentos que não sejam com médicos.

 

Segundo o que foi divulgado, as UBSs com maiores fluxos consequentemente registraram mais atendimentos. É o caso da unidade Umuarama 2, denominada “Jorge Maluly Netto”, que sozinha, somou mais de 15 mil consultas com médicos. 

 

Empenho

 

Para o coordenador Médico da Zatti Saúde, Ângelo Jacomossi, os números refletem o empenho diário das equipes e o esforço conjunto para manter a Atenção Primária de Araçatuba funcionando de forma resolutiva e acessível à população. 

 

“Mesmo com o desafio de ainda não contar com o número ideal de equipes de Saúde da Família, conseguimos garantir uma assistência contínua dentro da capacidade operacional de cada unidade”, afirma.

 

Atualmente Araçatuba conta com 46 equipes de Saúde da Família, mesmo número de 12 anos atrás. A Secretaria Municipal de Saúde informou que já solicitou ao Ministério da Saúde, a formação de mais 14 novas equipes, mas ainda aguarda resposta.

 

Agendas

 

A Zatti afirma que mesmo diante desse cenário, segue com as agendas ativas e cada unidade possui um prazo para as consultas. Segundo o que foi divulgado, além das consultas programadas, todas as UBSs reservam vagas para casos de retorno e atendimentos de livre demanda, voltados a pacientes com quadros agudos leves. 

 

Gestantes e pacientes em acompanhamento regular (como programas de puericultura, Hiperdia e Saúde Integrativa) também têm acesso a vagas reservadas para o mesmo mês. Já as situações de urgência e emergência continuam com referência direta ao pronto-socorro municipal.

 

Atendimento

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, todas as unidades têm os horários estipulados e adequados para atender a população dos bairros. As UBSs Umuarama 2 e Morada dos Nobres oferecem atendimento 24 horas, enquanto a UBS Planalto funciona até 22h. As demais unidades atendem a população das 7h às 19h.

 

O coordenador argumenta que o volume expressivo de consultas reflete o trabalho constante de organização e atendimento nas unidades, que seguem o fluxo de agendamento conforme o número de equipes disponíveis e o perfil populacional de cada território. 

 

De acordo com o que foi divulgado, não há agendamento para os acolhimentos realizados pela equipe. Antes das consultas, todos os pacientes passam por esse procedimento, sem necessidade de marcação prévia.

 

“As UBSs funcionam como Atenção Primária, ou seja, são responsáveis por ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Esse atendimento garante a integralidade da atenção ao usuário”, explica Jacomossi.

 

24 horas

 

As unidades 24h oferecem atendimento para casos agudos de baixa complexidade, consultas médicas, de enfermagem e de dentistas para a manutenção da saúde. Há também o atendimento de demandas espontâneas que sejam leves, em períodos estendidos.

 

Essas unidades oferecem ainda acompanhamento em casos de doenças crônicas, atendimentos de pré-natal, procedimentos simples com pacientes com sintomas não graves, curativos, aplicação de injetáveis, nebulização, etc, vacinação, testes rápidos e encaminhamentos para especialidades ou outros níveis de atenção, quando necessário.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.