O município de Turiúba, na região de Araçatuba, também entrou na lista de municípios do Estado de São Paulo considerados em alerta máximo para incêndio, de acordo com levantamento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil.
Nesta segunda-feira (26), eram 48 os municípios nessa condição. Santo Antônio do Aracanguá é outra cidade da região na relação. Apesar disso, pela manhã não havia focos ativos de incêndio nessas cidades.
Apesar disso, o governo paulista seguirá com os trabalhos do gabinete de crise e do posto avançado em Ribeirão Preto, para monitorar e dar prontas respostas as queimadas que atingem o interior do estado.
Estradas
Segundo o que foi divulgado, com a melhora da situação com relação aos focos de incêndio, todas as rodovias estão liberadas. O DER (Departamento de Estradas e Rodagens) e a Artesp (Agência de Transportes do Estado) acompanham a situação para qualquer ação devido a eventuais focos de fogo e fumaça que possam atrapalhar a visibilidade.
As aulas nas escolas da rede estadual foram mantidas, mas as Etecs de Ribeirão Preto, Serrana, São Joaquim da Barra, Classe descentralizada de Morro Agudo, Batatais, Miguelópolis, Franca e Igarapava e na Fatec de Jaboticabal terão aulas remotas nesta segunda.
Investigação
A Polícia Civil está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso no Estado, especialmente as que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas. Houve prisões em São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira.
Desde sexta-feira (24), quando o gabinete de crise foi implantado, mais de 15 mil pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos de combate às chamas, orientação à população e planejamento das ações.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou situação de emergência, por 180 dias, nas áreas de 45 municípios paulistas em razão das ocorrências de incêndios florestais entre 4 e 24 de agosto, o que inclui Aracanguá.
Dados meteorológicos
Os meteorologistas da Defesa Civil do Estado informam que esta segunda-feira será marcada pelo predomínio do sol entre nuvens na maior parte do Estado, condições que devem permanecer ao longo do dia. A temperatura deve subir gradualmente, condicionando uma sensação mais amena em todo o território paulista.
“Não há previsão de chuva em nenhuma das áreas monitoradas do estado. Com o aumento da incidência dos raios solares ao longo do dia, os níveis de umidade relativa do ar podem cair a valores críticos abaixo de 30%, exceto na faixa leste. Esse cenário eleva o risco de incêndios florestais, especialmente em áreas de risco”, informa nota.
As condições serão parecidas na terça-feira (27), com os índices de umidade relativa do ar podendo cair significativamente e atingir níveis críticos abaixo dos 30% em grande parte do estado, exceto no litoral.