Neste ano, o tradicional tapete para a procissão de Corpus Christi será confeccionado por um trajeto de quase 1 quilômetro, entre as ruas Tiradentes, partindo da Igreja Bom Jesus, passando pela rua Mato Grosso, Floriano Peixoto e a praça Rui Barbosa, na região central de Araçatuba (SP).
Segundo a Diocese de Araçatuba, esse trajeto foi definido porque neste ano, a tradicional missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, concelebrada pelos padres das paróquias locais, será realizada na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, às 16h.
A retomada das missas públicas de Corpus Christi após a pandemia da covid-19 aconteceu no ano passado e, a partir de então, a cada ano uma paróquia da cidade receberá a celebração e a confecção dos tapetes. Em 2023 a celebração ocorreu na Paróquia Imaculado Coração de Maria e o tapete sendo confeccionado ao redor da praça do Paraíso.
30 anos
A temática central das celebrações em todas as paróquias em 2024 está em torno dos 30 anos da Diocese de Araçatuba. A criação da Diocese completou 30 anos em março e a instalação completa três décadas nesta quarta-feira (29).
Ainda de acordo com o que foi divulgado, conforme a tradição de fé, os tapetes visam ornamentar o caminho pelo qual Jesus Eucarístico será conduzido na procissão posterior à Santa Missa.
Cada paróquia de Araçatuba terá entre 75 e 120 metros para ornamentar as ruas, utilizando materiais como pó de café, pó de serra, casca de ovo e tampinhas.
Outras
Segundo a Diocese, outras cidades também terão tapetes de Corpus Christi, entre elas, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Valparaíso. A decoração será feita no trajeto do ginásio municipal até à igreja matriz. Os fiéis devem começar a chegar para o trabalho por volta de 3h30. A missa começa às 9h na cidade.
Em Andradina, a tradicional missa com as duas paróquias da cidade será realizada a partir das 16h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Conforme o pároco da Paróquia São Sebastião, padre Sebastião Gonçalves, os fieis enfeitarão o trajeto da procissão entre a Paróquia Nossa Senhora das Graças até a Matriz de São Sebastião.