Apenas oito dos 43 municípios da região administrativa de Araçatuba (SP) atualizaram as legislações para poder receber o 5G, internet móvel com possibilidade de navegação até 100 vezes mais rápida do que o 4G, atualmente disponível na região.
Araçatuba foi uma das primeiras cidades do Estado a enviar projeto para a Câmara, fazendo a modificação. O texto encaminhado pelo Executivo foi votado em setembro do ano passado, com base no modelo-padrão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para instalação de antenas de telecomunicações para receber a internet 5G.
Os outros municípios da região que já fizeram o mesmo são Auriflama, Birigui, Braúna, Clementina, Gabriel Monteiro, Penápolis e Rubiácea. Os números foram apresentados nesta terça-feira (28), durante o TecnoCidades, evento realizado no Unisalesiano em Araçatuba. Veja fotos aqui.
O encontro também teve a participação de representantes dos municípios da região de Presidente Prudente. Naquela região, são apenas oito os municípios que atualizaram a legislação, do total de 53 cidades, ou seja, o percentual é ainda menor.
Durante o encontro, foi informado aos participantes sobre a necessidade de os demais municípios promoverem as mudanças necessárias para que as operadoras invistam na infraestrutura do 5G. A alteração é necessária para que as empresas de telefonia possam instalar as antenas para a nova tecnologia, exige um número de equipamentos até 10 vezes maior que o 4G.
Investimentos
Durante o encontro foi apresentado um painel, informando que a ativação do 5G já foi liberada pela Anatel em 320 cidades paulistas. Destas, somente 234 possuem leis atualizadas, de acordo com levantamento da InvestSP, e o 5G está disponível para os usuários de internet em 145 municípios do Estado.
Segundo o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo, o objetivo é acelerar a chegada da tecnologia, que terá impacto direto na atração de investimentos, nos projetos de inovação e na geração de emprego e renda. “Na hora de priorizar esse avanço do 5G, as empresas vão obviamente levar em consideração os municípios que já estão prontos para essa expansão, o que inclui ter uma legislação atualizada”, argumenta.
O evento contou ainda com painéis apresentados por representantes da Vivo, Anatel, Abrintel, Conexis, Juganu, Siga Antenado, Ligga, Engemap, Prodesp, Polo e DreamLab, que falaram sobre a importância do 5G para a competitividade dos municípios, créditos para soluções inovadoras nas cidades e atualização das leis, entre outros temas.
Avanço
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), participou do evento e comentou com a imprensa que foi uma surpresa para ele quando o InvestSP informou sobre o baixo número de municípios que havia implementado a lei. “Para mim isso estaria bem avançado, mas são coisas que escapam diante de tantas leis. Infelizmente não teve a velocidade que a gente imaginava que estava acontecendo a regulamentação dessa lei em todos os municípios”, comentou.
Para Dilador, o evento de hoje é importante para reforçar para os municípios da região a necessidade de enviar para as Câmaras as respectivas leis para adequar a legislação, já que a implementação da comunicação, com a chegada do 5G, é um grande momento para o noroeste paulista.
“Sem essa lei autorizativa, sem as normas, não tem como implantar o 5G na sua cidade. Hoje não da para fazer uma boa gestão se não tiver uma comunicação a altura, uma comunicação limpa, rápida, que é que vai proporcionar a instalação do 5G”, finaliza.