O Shopping Praça Nova Araçatuba (SP) participa pela segunda vez da campanha de ‘De Olho nos Olhinhos’, uma mobilização nacional sobre o retinoblastoma, um tipo de câncer ocular. As ações no centro de compras serão realizadas em parceria com o Hospital do Olho de Araçatuba.
As atividades ocorrem das 12h às 20h, com informações sobre a doença, formas de prevenção e de como é realizado o diagnóstico e o tratamento, mas sem a realização de exames. O evento será realizado no Coworking, localizado no piso superior do shopping, próximo à loja Centauro, com distribuição de algodão doce, brindes para as crianças e pintura facial.
Nesse período a equipe do hospital composta por voluntários estará presente para oferecer informativos impressos. Também haverá participação de alunos do curso de medicina do Unisalesiano, que compõem a Liga de Pediatria Dom Bosco e Liga Acadêmica de Oftalmologia Santa Luzia, e da pediatra Dr.ª Samara Geovana Machado Dranca Favaron.
Às 16h, a médica oftalmologista do Hospital do Olho, Dr.ª Fátima Brumer, conduzirá uma palestra sobre o retinoblastoma, abordando sinais de alerta e a importância da detecção precoce.
Reforço
Em nota, a gerente de marketing do Shopping Praça Nova Araçatuba, Lívia Craidy, comenta que o objetivo da campanha é reforçar essas informações, para que elas cheguem ao maior número de pessoas. “Como esse tipo de câncer não é tão conhecido, o reforço, junto ao Hospital do Olho, é muito importante e pode salvar vidas” , destaca.
A iniciativa surgiu com o casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, após a filha deles, Lua, ter sido diagnosticada com a doença, em 2021. A falta de informação sobre a doença os levou a criar a campanha, com o intuito de contribuir para promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.
Sobre a doença
O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina. Pode tanto se apresentar em um olho, como nos dois olhos. O câncer acomete crianças pequenas, com mais abrangência em bebês. Cerca de 90% dos casos são descobertos antes dos 5 anos.
Quando diagnosticado precocemente e tratado, pode alcançar 90% de cura e com a visão preservada. Porém, se não for diagnosticado a tempo, pode provocar cegueira ou levar à morte.
Um dos sintomas mais comuns é o reflexo branco nos olhos, o chamado “olho de gato”. É visível ao tirar uma foto com flash ou até mesmo na luz do dia. O estrabismo também pode ser um sinal de alerta.
Outros sintomas indicam a doença, como diminuição da visão, movimentos irregulares dos olhos, dor nos olhos, vermelhidão na parte branca e cor diferente de cada íris. As informações são do site oficial da campanha.
Apoio
A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).
Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).
Serviço
Campanha “De olho nos Olhinhos”
Sábado (21/09), das 12h às 20h
Piso superior do Shopping Praça Nova (rua Carlos Pereira da Silva, 6.000, Jardim Guanabara)
Evento gratuito