O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por várias condições que afetam o comportamento social, a comunicação e a linguagem em algum grau. Por isso, identificar uma pessoa com a síndrome, especialmente crianças e jovens, é essencial para o bem-estar de quem tem o diagnóstico.
Para promover maior inclusão e acessibilidade para esse público, o Shopping Praça Nova Araçatuba (SP) passa a oferecer gratuitamente, cordões de identificação para pessoas com TEA. O acessório possui desenhos de peças quebra-cabeça, que é o símbolo do autismo, e uma plaquinha com a mesma identidade visual.
Os cordões serão disponibilizados a pais e familiares que estejam no centro de compras, na companhia de um jovem ou criança com Transtorno do Espectro Autista, que precise da identificação. Para retirá-los, é preciso um cadastro simples, que é feito no Espaço Cliente, no piso superior do shopping.
O cordão para identificar a pessoa com TEA deverá ser usado durante a permanência dela no centro de compras e devolvido no Espaço Cliente, sem custo.
Iniciativas
A oferta do cordão de identificação é mais uma iniciativa do shopping voltada para o público autista. Desde o ano passado, são disponibilizados, também de forma gratuita, abafadores de ruídos para pessoas com o TEA.
Esses equipamentos proporcionam tranquilidade a essas pessoas, pois devido à síndrome, muitas apresentam sensibilidade auditiva e intolerância a sons do nosso dia a dia.
Assim, os abafadores melhoram a qualidade auditiva das pessoas com TEA e diminuem a chance de irritação ou crise causada por barulhos. O empréstimo dos abafadores também é feito no Espaço do Cliente mediante cadastro.
Eventos e vagas
O Praça Nova tem realizado ainda eventos especiais para o público com TEA, como a Manhã Azul, realizada em dezembro, com a visita de crianças, jovens e adultos com TEA ao Papai Noel.
O centro de compras dispõe de quatro vagas no estacionamento para as pessoas com TEA. Os espaços ficam nas entradas do shopping e são identificados com uma placa e desenho de peças de quebra-cabeça.
O superintendente do Shopping Praça Nova, Jessé Nogueira, explica que o shopping busca cada vez mais trazer serviços e possibilidades aos clientes e que os cordões são importantes para a adaptação da pessoa com o TEA na sua experiência dentro do espaço. Eles também auxiliam clientes, colaboradores e lojistas reconhecerem esse público.
“Para nós é uma satisfação muito grande ver que todos têm a oportunidade de aproveitar os nossos serviços e produtos de uma forma saudável e tranquila”, afirma.