Cotidiano

Sesc atende apelo e mantém academia em Araçatuba

Mobilização da “Família Sesc”, que participa do GMF, sensibilizou a diretoria da entidade, que passará a oferecer aulas também aos sábados
Lázaro Jr.
25/06/2025 às 19h50

Sensibilizada com a mobilização de um grupo que participa do GMF (Programa de Ginástica Multifuncional) do Sesc em Araçatuba (SP), a direção da entidade decidiu que irá manter o serviço, que estava previsto para ser encerrado na próxima sexta-feira (27).

 

O anúncio de que a academia da unidade de Araçatuba não será fechada foi feito pela gerente do Sesc Birigui, Andressa Góis, que esteve na cidade nesta quarta-feira (25), para participar do que ela chamou de celebração. “Hoje é um dia de celebração, porque ganha o Sesc, mas também ganha a cidade”, declarou.

 

Além de manter o serviço em funcionamento, ela anunciou que a academia do Sesc de Araçatuba também passará a funcionar aos sábados e que as inscrições para novos frequentadores serão reabertas.

 

Conforme divulgado, o GMF é oferecido em Araçatuba há 14 anos, na sede do Sesc, instalado de forma improvisada em uma casa na rua São Paulo, no cruzamento com a rua Floriano Peixoto. A direção da entidade decidiu que irá ampliar os serviços prestados em Araçatuba e comunicou os usuários dessa academia que ela iria encerrar as atividades no final de junho.

 

Mobilização

 

O anúncio de fechamento mobilizou os frequentadores da academia, passaram a se manifestar contrários à iniciativa e foram recebidos pela presidente da Câmara, Edna Flor (Podemos), em 21 de maio, para pedir apoio no sentido de convencer a direção do Sesc a mudar de ideia.

 

Na ocasião, eles deixaram claro que não são contrários à expansão das atividades do Sesc em Araçatuba, mas pediram que a academia fosse mantida, tecendo vários elogios aos professores e explicando que os frequentadores formam uma verdadeira família.

 

Durante o encontro, Andressa declarou que essa mobilização dos frequentadores tocou a ela e à direção do Sesc, que foi convencida de que além da prática da atividade física, o espaço da academia também é um espaço de convivência. “Muitos só saem de casa para vir aqui”, disse, destacando ainda a qualidade dos profissionais, que foram bastante elogiados pelo grupo por meio de depoimentos.

 

Ajustes

 

Apesar de manter o GMF, o Sesc continua com a proposta de ampliação das atividades oferecidas na cidade. Por isso, será feito um ajuste na grade de horários do serviço. A partir de julho, de terça à sexta-feira o atendimento será das 7h30 às 11h e das 16h às 19h30. Nesse intervalo, a sala será utilizada para outras atividades.

 

Outra novidade é que também haverá atendimentos aos sábados, das 9h30 às 13h, o que não ocorria até então. “Então, não vai mais encerrar o grupo de ginástica. Ele segue, agora com essa adequação de grade por conta do espaço”, reforça.

 

Andressa informou ainda que a direção do Sesc segue em busca de um novo prédio para instalação dos serviços, agora necessitando de um espaço que também comporte uma academia.

 

Agradecidos

 

A manutenção da academia do Sesc em Araçatuba deixou os frequentadores bastante satisfeitos. Um dos líderes do movimento pela permanência do serviço, Osvaldo Sampaio de Oliveira Júnior esteve no encontro e elogiou a iniciativa.

 

“A gente ganhou mais do que a gente havia pedido”, disse, se referindo à abertura da academia aos sábados e ao anúncio de que serão contratados mais dois professores para atender os frequentadores.

 

Algumas adolescentes que estavam no encontro também elogiaram a manutenção da academia e o envolvimento do grupo para que chegasse a esse resultado.

 

A presidente da Câmara foi representada por uma assessora, que destacou que a parlamentar ficou muito feliz pelo resultado ter sido positivo. “Quero dizer que principalmente o fato de vocês terem falando tanto dos profissionais e da convivência de vocês, foi o que tocou todo mundo”, declarou.

 

Os professores também agradeceram aos frequentadores da academia pelo carinho e mobilização, que foram fundamentais para que o GMF não fosse encerrado, de acordo com eles.

 

O que foi informado é que o Sesc entrará em contato com os alunos que desistiram da academia após o anúncio de que o serviço seria encerrado, para que eles possam retornar. Depois disso, a partir de 17 de julho serão aceitas novas inscrições para as vagas remanescentes.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.