Cotidiano

Sesc apresenta o programa Mesa Brasil a potenciais parceiros em Araçatuba

Programa de combate à fome e ao desperdício a partir de doações de alimentos deve entrar em funcionamento na cidade em outubro
Lázaro Jr.
23/07/2025 às 16h36

A equipe do Sesc reuniu na manhã desta quarta-feira (23), em Araçatuba (SP), produtores rurais e comerciantes do setor de alimentação para apresentar o Programa Mesa Brasil, considerado a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina para o combate à fome e ao desperdício.

 

A expectativa é que o programa entre em funcionamento na cidade a partir de 1º de outubro, quando um caminhão com carroceria refrigerada, junto com equipe do Sesc, passará a recolher alimentos doados por parceiros, para serem distribuídos para entidades assistenciais.

 

Podem ser doados todos os tipos de alimentos, desde os que são comercializados em mercados, que estão com a validade próxima do vencimento, como verduras e legumes que deixam de ser comercializados, devido à aparência, mas que estão em condições de serem consumidos. Nesse caso, podem participar os produtores rurais.

 

Durante o encontro, foi oferecido um café da manhã com produtos feitos com esses alimentos, para mostrar que eles podem ser bem aproveitados. No cardápio havia geleia de casca de abacaxi com coco, para passar na torrada, e um bolo de banana com casca.

 

Parceiros

 

Durante a apresentação do projeto, a gerente do Sesc Birigui, Andressa Gois, comentou que há 25 anos atuando no Sesc, esta é a primeira vez que ela participa do programa, o que a enche de expectativa.

 

Ela explicou que o programa atua em duas frentes. A primeira é a coleta dos alimentos que são doados pelos parceiros, que é feita pelo caminhão no período da manhã, e a distribuição para as entidades, no período da tarde.

 

Andressa reforçou que nenhum alimento fica com o Sesc, pois tudo o que é recolhido é distribuído para as entidades, que podem transformá-los, mas também podem distribuí-los às famílias atendidas, de acordo com a necessidade.

 

Na outra frente estão as ações educativas. “Não adiantaria a gente entregar o alimento, se a gente não pudesse ensinar, capacitar todo esse corpo técnico, todas as cozinheiras das instituições e também, os funcionários das empresas doadoras sobre como manusear, como lidar com esses alimentos”, explicou. 

 

Cadastramento

 

Como para fazer parte do programa é preciso ser cadastrado, o encontro desta quarta-feira, realizado em parceria com a Prefeitura, teve como objetivo apresentar o Mesa Brasil aos potenciais parceiros.

 

O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, que foi responsável por convidar os potenciais parceiros como doadores. Na próxima semana, um novo encontro está agendado para ser realizado na Prefeitura, desta vez, com a participação de representantes das entidades assistenciais que podem ser beneficiadas com os alimentos que vierem a ser arrecadados com a implantação do programa.

 

Aos participantes do evento desta quarta, foram disponibilizados dois agentes do Sesc para fazer um pré-cadastro com os interessados em serem parceiros na doação de alimentos. Também foi disponibilizado folheto com um QRcode, para acesso a um formulário para ser preenchido.

 

Com base nesse pré-cadastro, será feito o agendamento para reunião nas empresas interessadas, para aí sim, formalizar o cadastro. “Também aproveitaremos a oportunidade para falar sobre o credenciamento no Sesc, para empresas que são do comércio, indústria e turismo, a gente vai fazer essa proposta de não só se cadastrar no Mesa Brasil, mas também, poder estender esse benefício de ter a credencial do Sesc para os empregados”, explicou.

 

Enriquecer

 

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) esteve representada no evento, por Vanessa Vasques de Vigo, que vice-diretora de responsabilidade da regional de Araçatuba.

 

Para ela, o Mesa Brasil é uma oportunidade para os supermercadistas da cidade se unirem com o Sesc, para melhorar a ação de arrecadação e distribuição de alimentos, já que existe esse tipo de ação em Araçatuba, mas de que são espalhadas pela cidade.

 

“Eu sei de algumas empresas que fazem doações, mas são pontuais em algumas ações. Então, eu acho que vai ajudar, vai unificar de certa forma essas ações que são realizadas”, disse à reportagem. Vanessa informou que os supermercadistas que tiverem interesse em conhecer o projeto podem procurar a Apas, que os encaminhará para atendimento pelo Sesc.

 

Prefeitura

 

Ao término da apresentação, o assessor executivo de Agroindústria, César Rezek, agradeceu ao Sesc pela iniciativa. “Quem ganha é a cidade, quem ganha é a nossa população e a nossa região. Eu tenho certeza que a gente vai fazer um trabalho muito grande”, citando que a Apas (Associação Paulista dos Supermercados), também é parceira no projeto.

 

Pela Prefeitura também estiveram presentes o prefeito Lucas Zanatta (PL), a vice-prefeita Nice Zucon (PL), a primeira-dama Priscila Zanatta, os secretários Alencar Sader (Desenvolvimento Econômico) e Marianne Fornageiro (Assistência Social).

 

Zanatta destacou a importância do setor supermercadista em Araçatuba e o potencial do programa para a cidade. "O programa chega em boa hora e representa um avanço social significativo para nossa cidade", ressaltou.

 

Participaram ainda o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Araçatuba, Gener Silva, e o conselheiro do Sesc pela Fecomércio, Sérgio Vanderlei.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.