Cotidiano

Santa Casa tem leitos de pediatria esgotados por crianças com doenças respiratórias e cobra plano de contingenciamento

Hospital adotou estratégia de gerenciamento de leitos na última quinta-feira, para que as crianças possam ser atendidas de maneira plena e organizada
Da Redação
04/05/2024 às 11h22
Hospital adotou estratégia de gerenciamento de leitos na última quinta-feira (Foto: Divulgação) Hospital adotou estratégia de gerenciamento de leitos na última quinta-feira (Foto: Divulgação)

O coordenador do Serviço de Neonatologia e Pediatria Intensiva da Santa Casa de Araçatuba (SP), professor-doutor Anderson Dutra, divulgou neste sábado (4), um alerta aos pais, autoridades de Saúde Pública e do Judiciário e gestores municipais, sobre a necessidade de elaboração urgente de um plano de contingenciamento para os próximos meses, quando as doenças respiratórias aumentam.

 

O especialista informa que é preciso estar em alerta máximo diante do aumento da demanda por leitos intensivos e de enfermaria na Santa Casa de Araçatuba, justamente por crianças acometidas de doenças respiratórias.

 

Segundo o que foi divulgado, o aumento de internações de crianças com esses sintomas começou há aproximadamente dois meses e atingiu o pico há duas semanas, quando os dez leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica foram insuficientes para atender as demandas diárias. 

 

Estrutura

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, a Pediatria da Santa Casa de Araçatuba possui 19 leitos, os quais têm registrado 100% de ocupação diária. O hospital atende 40 municípios da área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba em todas as patologias. Também são atendidos os casos de urgência e emergência, que correspondem a aproximadamente 90% do fluxo diário de internações.

 

“A possibilidade de esgotamento de ambas as estruturas voltadas ao tratamento de crianças de 0 a 14 anos é uma preocupação constante do coordenador do Serviço e do corpo diretivo da Santa Casa de Araçatuba”, informa a nota.

 

Carta à comunidade

 

No comunicado divulgado à imprensa, Anderson Dutra alerta pais e mães, principalmente de filhos menores que 5 anos, sobre o aumento expressivo de doenças respiratórias na infância. De acordo com ele, são casos de gravidade, principalmente para as menores que 1 ano, devido à circulação de diversos vírus na comunidade, em especial o Vírus Sincicial Respiratório.

 

O médico informa que os Estados de Santa Catarina e Mato Grosso já declararam estado de emergência sanitária e, diante da superlotação de leitos, será necessário elaborar uma estratégia de gerenciamento de leitos para que as demandas sejam atendidas de maneira plena e organizada. 

 

Vacinação

 

No comunicado, o especialista alerta a comunidade sobre a necessidade de vacinar as crianças a partir de 6 meses, com o calendário disponível na rede pública, e de evitar os contatos desnecessários, reforçando que nos próximos meses é preciso ficar em alerta máximo, pois esse é o período em que as doenças respiratórias aumentam.

 

“Para tanto, a Santa Casa de Araçatuba necessita que um plano emergencial seja construído com o apoio de todos os setores, Promotoria pública, secretários de Saúde dos 40 municípios e diretor da DRS-2, para que nenhuma vida seja perdida e possamos enfrentar mais esse desafio com honra e senso de justiça”, cita Dutra na carta.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.