Cotidiano

Santa Casa de Buritama instaura sindicância para apurar morte de menina de 6 anos

Caso aconteceu na manhã de domingo, com a morte sendo constatada na terceira vez que criança foi atendida
Lázaro Jr.
01/04/2025 às 15h04
Foto: Reprodução Google Foto: Reprodução Google Foto: Reprodução Google Foto: Reprodução Google

A Santa Casa de Buritama (SP) informou nesta terça-feira (1), que instaurou uma sindicância administrativa para apurar o atendimento prestado a uma menina de 6 anos, que morreu no início da manhã de domingo (30), na unidade.

 

A família da menina residia em Lourdes, cidade vizinha, e a mãe esteve no pronto-socorro por três vezes com a filha em busca de atendimento, por queixa de dor na região do umbigo, e nenhum exame teria sido feito, até ser constatado o óbito. “A investigação buscará ouvir todos os envolvidos, incluindo profissionais médicos, equipe de enfermagem, familiares e demais partes pertinentes, garantindo total transparência e compromisso com a verdade”, informa nota do hospital. 

 

A instituição também divulgou que lamenta profundamente o ocorrido e que aguardará a conclusão do laudo do exame necroscópico apontando a causa da morte para subsidiar o andamento da apuração e assegurar que todas as circunstâncias sejam devidamente esclarecidas.

 

“A Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a qualidade na prestação de serviços de saúde, permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários”, finaliza a nota.

 

Atendimento

 

Conforme divulgado, a Polícia Civil de Buritama foi comunicada ainda no domingo sobre a morte da menina e informada que ela começou a queixar de dores na barriga na noite de sexta-feira (28). Após ser medicada pela mãe, foi levada ainda na madrugada de sábado de ambulância da Prefeitura para o pronto-socorro da Santa Casa de Buritama e liberada no fim da tarde, com diagnóstico inicial de suspeita de virose.

 

Em casa os sintomas persistiram e já na madrugada de domingo a criança voltou a se contorcer, dizendo que sentia dores na região do umbigo, apresentando leve inchaço. A ambulância foi chamada e por volta das 3h30 a criança deu entrada no pronto-socorro novamente. Ela foi medicada contra as dores e vômito e um exame de Raio-X teria sido agendado para o período da manhã.

 

Baixa temperatura

 

Assim, a paciente teve alta, retornou para Lourdes com a mãe por volta das 4h30, mas os sintomas persistiam e ela também passou a apresentar baixa temperatura nos pés e nas mãos.

 

Já por volta das 6h a mãe percebeu que a filha apresentava coloração roxa nos lábios, acionou novamente a ambulância e a menina teria dado entrada no hospital ainda com sinais vitais. Porém, os médicos pediram à família para aguardar e, algum tempo depois, informaram sobre a morte.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.