A Santa Casa de Araçatuba (SP) divulgou nota na noite desta quinta-feira (28), informando que é uma das instituições filantrópicas contempladas pelo Ministério da Saúde, com um Acelerador Linear de última geração.
Segundo o que foi divulgado, o aparelho, avaliado em mais de R$ 13 milhões, impulsionará e modernizará o tratamento radioterápico de pacientes com câncer pelo hospital, que é referência em tratamento oncológico para os 40 municípios da área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).
A reportagem recebeu o convite do Ministério da Saúde, para acompanhar a solenidade que será realizada nesta sexta-feira (29), às 16h, na Universidade Nove de Julho, em São Paulo, para oficializar a doação do aparelho.
Agora Tem Especialistas
No evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, irá anunciar o resultado do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), com a aquisição de novos equipamentos para o tratamento do câncer, destinados a oito estados brasileiros, incluindo São Paulo.
Também será feito o anúncio da adesão dos primeiros hospitais privados e filantrópicos ao programa “Agora Tem Especialistas”. Serão contemplados estabelecimentos que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), tendo como contrapartida o recebimento de créditos financeiros para abater dívidas federais.
A Santa Casa de Araçatuba informou que será representada na solenidade pelo superintendente, Fabiano Ferreira de Paula e pelo gerente de Relacionamento Governamental, Márcio Neres.
Pedido
O hospital lembra que o anúncio da entrega do acelerador linear ocorre dois anos após pedido apresentado a Padilha, quando ele visitou o hospital, em agosto de 2023, na condição de ministro da Secretaria de Relações Institucionais.
Segundo o que foi informado, na ocasião Padilha reconheceu a necessidade de a Central de Radioterapia receber um novo aparelho em substituição ao Elekta Precise Digital, que ele próprio havia doado ao hospital em 2010, quando esteve à frente do Ministério da Saúde pela primeira vez.
O equipamento entrou em funcionamento em 2013 e, de acordo com o que foi informado, é o único disponível pelo SUS nos 40 municípios da região. Somente no ano passado, ele foi utilizado para realizar 69.424 sessões, sendo 85% para pacientes do SUS.
Esperança
Em nota, o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Éverton Santos, afirma que o novo acelerador linear é mais do que um equipamento, é a esperança renovada para cada paciente que luta contra o câncer.
“Ele chega para superar as limitações do aparelho atual e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo rumo ao nosso grande sonho: transformar o CTO da Santa Casa no Hospital de Câncer de Araçatuba. Uma conquista histórica que pertence a toda a nossa comunidade”, declara.
Ainda em nota, a assessoria informa que o investimento representa um marco histórico para a instituição, que reafirma a relevância nacional como polo estratégico de assistência oncológica e reforça o compromisso da Santa Casa de Araçatuba em cumprir, com excelência, a missão de servir à saúde da população.