Repasse feito pela Justiça do Trabalho e pelo Ministério Público do Trabalho à Santa Casa de Araçatuba (SP), garantiu a compra de 25 televisores de 32 polegadas. Com isso, foi zerada a meta inicial da campanha aberta há quatro meses pelo hospital, para instalar televisores em 60 pontos de alas de internação e frentes de atendimentos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que não contavam com aparelhos.
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, sensibilizada com a campanha, o MPT, através da procuradora Ana Raquel Machado Bueno de Moraes, requereu ao juiz da 1.ª Vara do Trabalho de Araçatuba, Clóvis Victório Júnior, que autorizou o repasse de R$ 23.775,49 de parte de valores depositados em uma Ação Civil Pública Cível.
O valor foi destinado para a compra de 22 televisores de 32 polegadas, mas em negociação com o fornecedor, o Setor de Captação de Recursos da Santa Casa conseguiu adquirir mais três aparelhos com o mesmo recurso.
Instalação
Ainda de acordo com o que foi informado, esses televisores serão instalados em quartos das Unidades de Internações Clínicas e Cirúrgicas 2A, 2B, 2C, 2D e na 4C. Esses quartos são destinados a pacientes oncológico.
Quem também será contemplada será a sala de espera da Farmácia de Alto Custo, serviço sob gestão da Santa Casa e que funciona do prédio do Centro de Saúde “Dr. Aristides Troncoso Peres”.
Agradecimento
Ao receber a doação, o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, fez questão de agradecer aos procuradores do MPT e juízes da Justiça do Trabalho pela iniciativa, em nome de todos que terão a possibilidade de acesso à TV enquanto estiver no hospital. “Milhares de pessoas, dentre pacientes do SUS e seus acompanhantes, serão beneficiadas pelo ato de solidariedade e generosidade”, disse.
Ele lembrou que os dois órgãos são parceiros antigos do hospital, tendo feito repasses para reformas e revitalizações da Maternidade e Centro Obstétrico e de apartamentos da Unidade de Internação 2-B, assim como para a compra de insumos durante a pandemia.
Campanha
Com a aquisição desses 25 televisores, a campanha realizada pela Santa Casa conseguiu 74 televisores, antes os 60 previstos inicialmente. Segundo Gustavo Alves, que é do Setor de Captação de Recursos do hospital, após o início da campanha surgiram novas demandas.
Foram atendidas além do previsto inicialmente, a Farmácia de Alto Custo, a recém-instalada Unidade Pós-Alta Hospitalar e o refeitório dos colaboradores. Também houve substituições necessárias em alguns quartos.
Ele ficou surpreso e agradecido pela repercussão e resposta que a campanha obteve junto aos vários setores de Araçatuba e região e lembrou que foram recebidos em doação outros dois televisores de 43 polegadas para instalação de painéis eletrônicos com os fluxos dos atendimentos do pronto-socorro, necessidade apontada pelo Programa Lean nas Urgências e Emergências.
A partir daí, a diretoria e o Setor de Captação de Recursos ampliaram a campanha e conseguiram televisores para os 16 quartos do pronto-socorro. Para Petrônio, o resultado da campanha é uma demonstração do que é possível oferecer a um hospital público quando a sociedade se une em torno de suas necessidades.