Cotidiano

Santa Casa de Araçatuba anuncia maternidade exclusiva para partos de baixo risco

Hospital passará a integrar a “Rede Alyne”, programa do Ministério da Saúde para reduzir a mortalidade materna
Da Redação
26/10/2025 às 13h49
Maternidade será implantada em prédio histórico da Santa Casa (Foto: Divulgação) Maternidade será implantada em prédio histórico da Santa Casa (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Araçatuba (SP) anunciou que irá construir uma nova maternidade, dedicada exclusivamente a partos de baixo risco, com previsão de ser inaugurada no primeiro no semestre de 2026. Ela será instalada no prédio onde funciona atualmente o Serviço de Endoscopia e Diagnósticos, que será reformado com recursos do Unisalesiano.

 

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o investimento permitirá que o hospital passe a integrar a Rede Alyne, programa lançado pelo Ministério da Saúde no final de 2024, em uma estratégia de reestruturação da antiga Rede Cegonha, visando reduzir a mortalidade materna no País em 25%.

 

O programa é uma homenagem a Alyne Pimentel, jovem negra e gestante que morreu aos 28 anos, vítima de negligência médica, no Rio de Janeiro. O caso levou o Brasil a ser o primeiro país condenado por morte materna pelo Sistema Global de Direitos Humanos em todo o mundo.

 

Alinhamento

 

Em nota divulgada à imprensa, o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Éverton Santos, explica que a implantação da nova maternidade é fruto de um alinhamento estratégico do hospital com o DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), com a Prefeitura e o Unisalesiano.

 

Segundo o que foi divulgado, o objetivo é ampliar e qualificar o atendimento, garantindo mais segurança e conforto para as gestantes do município. A Santa Casa de Araçatuba é referência para partos de alto risco. Com o investimento, a instituição pretende oferecer um serviço de excelência, humanizado e moderno também para os nascimentos de baixo risco.

 

Recursos

 

Para isso, o acordo entre as partes prevê que a transferência dos recursos para o custeio dos atendimentos de Média e Alta Complexidades também serão destinados para a execução dos partos de baixo risco, como já ocorre com os de alta complexidade.

 

Porém, mesmo com a implantação de uma nova maternidade no hospital, os partos de alto risco continuarão sendo realizados na atual estrutura do Centro de Ginecologia e Obstetrícia, instalado no quarto andar do hospital.

 

Reforma

 

Para que seja implantada a nova maternidade, o prédio histórico que deu início à Santa Casa, em 1931, será totalmente reformado e adaptado.

 

Esse prédio, que tem a frente voltada para a rua Floriano Peixoto, já passou por reformas para receber o Serviço de Endoscopia e Diagnósticos, que foi inaugurado em fevereiro de 2022.

 

Para essa nova adequação, serão utilizados recursos do Unisalesiano, através do programa Mais Médico, da cota destinada à Prefeitura de Araçatuba. O valor a ser investido não foi divulgado. 

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.