O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araçatuba (SP) recebeu, na sexta-feira (30), a certificação internacional Angels Award, na categoria diamante. A premiação foi concedida pela qualidade do atendimento, suporte técnico e agilidade no socorro de pacientes vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) no município.
A placa foi entregue ao diretor técnico do pronto-socorro municipal, Carlos Henrique Mori Frade Gomes; ao gerente assistencial e responsável técnico do Samu, Almir Rogério Bessa da Silva; e ao supervisor de frota, Glauco Cesar Bizari. O ato foi realizado na sede do serviço na presença de funcionários e socorristas.
O Programa Angels é uma iniciativa internacional da farmacêutica Boehringer Ingelheim, com objetivo de qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.
A iniciativa é importante porque diagnosticar corretamente o AVC, fazer um histórico médico adequado, fornecer transporte para um hospital preparado e notificar com antecedência o hospital são medidas essenciais para um tratamento rápido e eficaz.
Capacitação
Essa capacitação é feita por meio de visitas in loco, de um representante do Angels, com o objetivo de padronizar a assistência e melhorar o protocolo local. Com isso, a meta é reduzir o tempo de resposta no atendimento ao AVC, possíveis sequelas e o tempo de internação.
A diretora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Regina Holland, explica que o Samu de Araçatuba foi monitorado durante seis meses. Foi avaliado o critério de tempo em minutos médio no local de atendimento e o percentual de pré-notificação para o hospital.
Também foi levado em consideração o percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC; percentual de doentes para os quais os detalhes da medicação foram comunicados; e percentual de doentes em que o momento em que eles foram vistos pela última vez em estado normal foi comunicada.