A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou na terça-feira (23), a homologação do processo de licitação para pavimentação de seis ruas do Distrito Industrial Maria Isabel. Segundo a publicação, serão investidos R$ 4.190.000,00 na melhoria.
A vencedora da concorrência foi a empresa Consdon Engenharia e Comércio, que deverá ser convocada para a assinatura do contrato e que poderá iniciar a obra a partir da emissão da ordem de serviço, o que ainda não tem data para acontecer.
Segundo a Prefeitura, as vias que serão pavimentadas são Adelino Graton, Walter Torres, Olavo Dornellas, Vereador Clóvis Fernandes, Rubens Stringueeta e Antônio Menezes Sobrinho.
Melhorias
O presidente da GPI-A (Governança dos Parques Industriais de Araçatuba), Oscar Saito, conta que a pavimentação das ruas do Distrito Industrial Maria Isabel e Alexandre Biagi é uma reivindicação antiga e estava no plano de governo do primeiro mandato do prefeito Dilador Borges (PSDB).
Porém, de acordo com ele, essas melhorias na época não poderiam ser feitas porque esses parques industriais não eram regularizados. A regularização teria ocorrido em 2018 e a lei municipal convertendo em “concessão de direito real de uso” as até então concessões de uso de áreas de terra nos parques industriais de Araçatuba foi publicada em outubro de 2021.
A medida também atendeu uma antiga reivindicação dos empresários, pois torna o ambiente mais seguro para investimentos, permitindo aumentar o ramo de atividade de quem já estava instalado no local.
Pavimentação
Saito lembra que naquele mesmo ano, algumas ruas do parque Maria Isabel receberam fresa de asfalto retirada da recuperação da rodovia Marechal Rondon (SP-300), por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a concessionária Via Rondon.
Ele conta que essa ação melhorou bastante a mobilidade no parque, mas com o passar dos anos, já houve um desgaste, situação que será resolvida de forma definitiva com o asfalto.
O ideal, de acordo com o empresário, é que todas as ruas fossem pavimentadas. Como não havia recurso disponível, a própria GPI indicou as ruas que deveriam ser asfaltadas e o pedido foi atendido. "Essas seis vias contempladas praticamente correspondem a dois terços do parque", informa.
De acordo com ele, ficaram de fora as vias nos fundos da área, que terão que receber investimento em galerias para escoamento de água da chuva antes do asfalto. De qualquer forma, Saito considera que a pavimentação dessas vias deve contribuir bastante para melhorar as condições de cerca de 1,5 pessoas, levando-se em consideração que há aproximadamente 50 empresas instaladas nessa área.