As rodovias Marechal Rondon (SP-300) e Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), que passam pela região de Araçatuba, estão entre as dez estradas brasileiras mais bem avaliadas, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (19) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).
De acordo com o governo do Estado, em São Paulo estão nove das dez melhores rodovias do Brasil, segundo o levantamento. Dessas, oito são concedidas à iniciativa privada, com é o caso da Via Rondon, que administra a Marechal Rondon no trecho de Bauru a Castilho. A Elyeser ainda é administrada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem.
Em nota, a governo paulista argumena que o resultado consolida o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, supervisionado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), como referência em investimentos, segurança viária, desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos usuários.
Rodovias
Ainda de acordo com o estudo da CNT, quase 80% das rodovias paulistas estão em condições satisfatórias, classificadas como ótimo ou bom - o equivalente a 8.112 quilômetros de um total de 10.760.
Veja quais rodovias paulistas estão entre as melhores do país:
Raposo Tavares (SP-270): supervisionada pela Artesp
Rodovia dos Tamoios (SP-099): supervisionada pela Artesp
Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano) (SP-225): supervisionada pela Artesp
Rodoanel Mário Covas (SP-021): supervisionada pela Artesp
Rodovia dos Bandeirantes (SP-348): supervisionada pela Artesp
Via Lagos (RJ-124)
Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463): administrado pelo DER/SP
Rodovia Marechal Rondon (SP-300): supervisionada pela Artesp
Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070): supervisionada pela Artesp
Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-065): supervisionada pela Artesp
Critérios
Segundo o governo do Estado, a Pesquisa CNT de Rodovias 2024 utilizou três pilares fundamentais como metodologia, para avaliar criteriosamente as condições das principais vias do país:
Pavimento: A qualidade do pavimento é um fator crucial para a segurança e o conforto dos usuários, impactando diretamente na vida útil dos veículos e nos custos de transporte. São avaliados aspectos como a presença de buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da pista.
Sinalização: A sinalização adequada é essencial para orientar os motoristas, garantir a fluidez do tráfego e prevenir acidentes. A pesquisa analisa a presença, visibilidade e estado de conservação de placas, faixas e outros elementos de sinalização, como tachas refletivas e defensas.
Geometria da Via: A geometria da via engloba as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses elementos influenciam diretamente na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.
Investimentos
O governo informa ainda que o programa de concessões rodoviárias integra o plano São Paulo na Direção Certa, lançado em maio, é uma das prioridades da gestão paulista. O plano está estruturado na Expansão de Investimentos, Melhoria e Efetividade do Gasto e Redução de Despesas Correntes, e Modernização da Administração Pública.
Entre as medidas previstas, destacam-se a elaboração de estudos para a ampliação dos programas de transação tributária, a renegociação da dívida do Estado com a União, a modernização da relação do Fisco com os contribuintes e a revisão dos benefícios fiscais e tributários.