A Santa Casa de Araçatuba (SP) recebeu nesta semana, mais de duas toneladas de alimentos que foram arrecadados durante o encerramento do 7º Top Rodeio Show, com a final das montarias e show com a cantora Yasmin Santos.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ao todo foram 2.145 quilos de alimentos e R$ 5.539,05 em dinheiro. O valor em espécie foi obtido porque o público teve a opção de doar um quilo de alimento não perecível ou R$ 10,00 através de Pix. Para isso, foi disponibilizado um QR Code especialmente para o evento. As doações foram recolhidas na portaria do recinto por colaboradores da Santa Casa, de forma voluntária.
O Top Rodeio Show é uma festa tradicional em Santópolis do Aguapeí e mobiliza a cidade e a região. Com três dias duração, o evento teve shows sertanejos e montarias com peões e boiadas do circuito nacional de rodeios.
Ele é realizado pela Comissão Organizadora presidida por Sidinei Pereira Brito, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. Neste ano, a entrada foi gratuita nos dois primeiros dias da festa, mas por sugestão do prefeito, no terceiro dia foi instituído o ingresso solidário em benefício da Santa Casa de Araçatuba.
Arrecadação
Ainda de acordo com o hospital, foram recebidos 14 itens entre os utilizados pela Central de Nutrição e Dietética na preparação de 1.680 refeições servidas em média, diariamente aos pacientes. Entre os itens mais arrecadados estão feijão (691 quilos); açúcar (418 quilos); arroz (331 quilos); e 290 litros de óleo.
Ao entregar os alimentos, o prefeito de Santópolis, Haroldo Pio, afirmou que a Santa Casa de Araçatuba é merecedora da iniciativa, pois faz um trabalho de excelência para toda a região, de acordo com ele. “Todo apoio que dermos ainda será pouco pelo muito que ela representa para todos nós”, afirmou.
Pio explicou ainda que o resultado da arrecadação atingiu as expectativas, mas lembrou que o hospital precisa de mais ações, pois tem um custo altíssimo. “É necessário que nós prefeitos, lideranças, autoridades façamos uma mobilização conjunta dos 40 municípios para ajudá-lo”, complementou.
Para o prefeito de Santópolis, que segundo a Santa Casa há vários anos realiza eventos anuais e faz doações pontuais para o hospital, essa nova ação deve servir de exemplo para outros municípios, que podem destinar parte do que arrecadam com eventos para a Santa Casa de Araçatuba.
Reforço
O coordenador de Captação de Recursos da Santa Casa, Gustavo Alves, informa que os alimentos recebidos em doação ajudaram a reforçar o estoque da cozinha do hospital. Ainda de acordo com ele, o valor doado em dinheiro será investido na compra de computadores para o Serviço de Internação.
Ao ser informado da destinação do recurso, o prefeito de Santópolis informou ter ficado satisfeito com o exemplo da transparência e responsabilidade da direção do hospital em relação às doações que recebe. Os computadores proporcionarão agilidade ao setor no atendimento diário a dezenas de pacientes.
Ajuda
O provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, comenta que a mobilização sugerida e os atos concretos que o prefeito de Santópolis tem realizado em favor do hospital de Araçatuba são esperados dos demais municípios atendidos pelo hospital.
“Passamos por momentos muito difíceis, mas nos sentimos renovados diante da generosidade do povo de Santópolis e do comprometimento do Lôi com a Santa Casa de Araçatuba, que é de todos”, declarou.