Bingos, barracas com espetinhos, pastéis, cachorro-quente, doces, bebidas e brinquedos serão algumas das atrações para os visitantes da 5ª Festa da Primavera da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba, SP. O evento será realizado no dia 7 de outubro, sábado.
Toda a renda da ação será utilizada no custeio dos serviços que a entidade presta a 40 municípios da área de abrangência do Departamento Regional de Saúde 2 (DRS-2). A Festa da Primavera está se tornando uma tradição, proporcionando aos visitantes um momento de descontração, diversão e solidariedade.
O início está previsto para as 18h. Diversos brindes doados por empresas parceiras farão parte dos bingos, incluindo calçados, vouchers de rodízio, estofados e bicicletas. O prêmio da rodada principal é composto por uma novilha e um carneiro.
"Esse evento é uma oportunidade para unir a comunidade em favor de uma causa solidária, que é a manutenção dos serviços que prestamos por meio do SUS para os usuários do hospital neurológico, da UCP e do CER, de toda a região de Araçatuba", comenta a presidente da associação, Vanilda Maria Barboza (Vanda).
As cartelas das rodadas iniciais do bingo custarão R$ 5,00 e já podem ser adquiridas na entidade. Já as cartelas da rodada principal estão sendo comercializadas ao preço de R$ 25,00 e também serão vendidas durante a festa.
Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP): Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), oferecendo serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditivas, físicas e visuais. O HNRP atualmente atende 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.
Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade, são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que incluem Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação também conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), um ponto de atenção ambulatorial especializado em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva. Este centro é uma referência para a rede de atenção à saúde no território e realiza 700 atendimentos por mês, sendo direcionado a pessoas com deficiências auditivas, físicas, visuais e intelectuais, de todos os sexos e idades, encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.