PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Rios Vivos

Revitalizando rios para um futuro sustentável, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população
Da Redação
11/01/2024 às 14h52
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Por Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê

 

O Programa Rios Vivos é uma iniciativa do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo que tem como objetivo revitalizar rios para um futuro sustentável, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população. O programa visa a preservação da vida aquática nas bacias hidrográficas do Estado, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento, exploração de suas vocações, melhoria social das populações e conservação ambiental.

 

A importância dos rios para o meio ambiente é inegável. Além de serem fontes de água doce, eles abrigam uma grande diversidade de espécies e desempenham um papel fundamental na regulação do clima. No entanto, muitos rios ao redor do mundo estão enfrentando sérios problemas, como poluição, assoreamento e degradação dos habitats naturais.

 

Nesse contexto, o Programa Rios Vivos surge como uma iniciativa voltada para a restauração desses ecossistemas. Através da implementação de práticas sustentáveis de gestão da água e do solo, como o reflorestamento das margens dos rios e a recuperação de áreas degradadas, é possível melhorar a qualidade da água, reduzir o assoreamento e promover a conservação da biodiversidade.

 

O programa é composto por ciclos de atividades que incluem serviços de desassoreamento, dragagem e revitalização de cursos d’água, além de ações de conscientização ambiental e monitoramento dos resultados. Durante o primeiro ciclo do programa, 97 municípios foram beneficiados.

 

O Daee cuida dos serviços de desassoreamento nos cursos d’água, enquanto os municípios beneficiados são responsáveis pela zeladoria da área revitalizada. O trabalho conjunto entre o governo do Estado e as prefeituras é fundamental para o sucesso do programa e para a sustentabilidade das ações de recuperação dos rios.

 

O programa já apresentou resultados positivos em diversas regiões do Estado. Rios mais limpos e vivos são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores e contribuir para um planeta mais saudável. Por esse motivo, é muito importante o engajamento de toda sociedade, a fim de que o programa seja efetivo.

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, guardião dos recursos hídricos em nossa região, apoia toda ação que visa proteger o meio ambiente e garantir água em quantidade e qualidade para todos.

 

Serviço: 


Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê
comitebaixotiete.org
Facebook / Instagram / Youtube: comitebaixotiete

 

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.