Cotidiano

Quarta-feira de Cinzas tem missas já às 6h em Araçatuba

Data marca início da Quaresma e a abertura da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema: “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)
Da Redação
13/02/2024 às 18h47
Missa na Catedral com o bispo diocesano será às 19h30 (Foto: Divulgação) Missa na Catedral com o bispo diocesano será às 19h30 (Foto: Divulgação)

A Diocese de Araçatuba (SP) inicia a quaresma com a celebração da missa de Quarta-feira de Cinzas,, nesta quarta-feira (14), em várias paróquias da cidade e da região, já a partir das 6h. É o caso da Paróquia São Sebastião, que terá missas às 6h e às 19h30.

 

Já na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, haverá missa será às 6h30, às 15h e às 19h30. E na Paróquia Imaculado Coração de Maria, haverá celebrações às 7h30 e 19h30. A Capela São Domingos Sávio, em Araçatuba, celebra a Quarta-feira de Cinzas às 17h.

 

Na Catedral Diocesana de Nossa Senhora Aparecida, na praça Rui Barbosa, a tradicional missa de Quarta-feira de Cinzas será celebrada pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, às 19h30.

 

Ainda de acordo com a Diocese, em cidades como Birigui e Valparaíso, as missas se iniciam pela manhã e haverá celebrações no período noturno. Confira aqui a programação completa.

 

Campanha da Fraternidade

 

A Quarta-feira de Cinzas marca também a abertura da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema: “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). 

 

Segundo a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), o objetivo geral é contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social.

 

“Esse objetivo nos desafia a superar a cultura da indiferença para com os outros, que nos torna como que portadores do mal da cegueira, da insensibilidade nos proporcionando uma atitude de descaso diante das necessidades alheias”, informa nota da entidade.  

 

Reflexão

 

O pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Araçatuba, padre José Carlos Guabiraba de Oliveira, explica que a Quaresma deve ser um período vivenciado como a abertura para uma nova vida e não com tristeza.

 

“Somos inclinados a iniciar e a viver a Quaresma com uma motivação genuína. A Quarta-feira de Cinzas e os demais dias são de jejum e abstinência, mas não de tristeza e muito menos um dia cinza e sem vida. Por que lembrar isso na nossa reflexão?”, cita em nota distribuída à imprensa.

 

Ainda de acordo com o religioso, o Tempo Quaresmal, iniciado com a celebração penitencial das cinzas, longe de ser um dia de lamentação, segundo a Palavra de Deus, é um tempo de atitudes novas, de abertura a algo novo e que conduza à alegria “da salvação”.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.