Cotidiano

Pronto-socorro registra queda de 22,4% nos atendimentos com implantação das UBSs 24h

Medida estava prevista no plano de governo do prefeito Lucas Zanatta, justamente para desafogar o PS; foi antecipada pela epidemia de dengue
Da Redação
11/02/2025 às 17h33
Pronto-socorro teve queda nos atendimentos registrados na segunda quinzena de janeiro (Foto: Manu Zambon/Arquivo) Pronto-socorro teve queda nos atendimentos registrados na segunda quinzena de janeiro (Foto: Manu Zambon/Arquivo)

O pronto-socorro municipal em Araçatuba (SP) teve queda de 22,4% nos atendimentos após a implantação do atendimento 24 horas em duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Balanço divulgado nesta terça-feira (11) informa que entre 1 e 17 de janeiro foram realizados em média, 694 atendimentos por dia no pronto-socorro municipal. Já entre o dia 18 e o final do mês, esse número caiu para 538 atendimentos por dia, de acordo com a diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Regina Holland.

 

A partir do dia 17 de janeiro as UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2 passaram a atender 24 horas. Até o início deste ano, elas funcionavam até às 22h. Agora, durante o dia o atendimento como UBS é feito das 7h às 19h.

 

A partir das 19h passam atender uma equipes de plantão, que seguem até às 7h do dia seguinte. Essas equipes são compostas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um farmacêutico e um responsável pelo atendimento e outro pela limpeza.

 

Plano de governo

 

A ampliação do horário de atendimento nessas unidades, que foram construídas para serem UPA (Unidade de Pronto Atendimento), já estava prevista no plano de governo do prefeito Lucas Zanatta (PL).

 

Em nota, o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, reforça que houve a antecipação do funcionamento ininterrupto em função do decreto de emergência para combate à dengue, porém, reafirma que a mudança é definitiva.

 

Dobrou

 

Na semana passada a Prefeitura de Araçatuba havia informado que o número de atendimentos feitos por essas duas UBSs quase dobrou em janeiro, se comparado a dezembro de 2024. Na UBS Umuarama 2 o crescimento foi de 198% no número de consultas realizadas e na UBS Morada dos Nobres, esse aumento foi de 189%. 

 

Quando analisados apenas os plantões de final de semana a partir de 17 de janeiro, foram realizados 1.498 atendimentos nas duas unidades. Desses, 701 pacientes passaram pela UBS Umuarama 2 e outros 797 foram atendidos na UBS Morada dos Nobres.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.