Dois dos principais gargalos do pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba (SP), o tempo médio de espera por atendimentos emergenciais e para chegada do paciente ao leito liberado para internação, foram reduzidos drasticamente após a implantação do programa Lean nas Emergências.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, nova avaliação realizada pelos consultores do Hospital Sírio-libanês que assessoram a equipe técnica que implementa o programa apontou que esses tempos foram reduzido em 4 horas. A tabulação foi realizada em março, com base nos indicadores registrados entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, com relação à julho de 2023, data da instalação do Lean, a quantidade de pacientes admitidos no pronto-socorro e aguardando alta ou internação foi reduzido em 31%.
Já o tempo de permanência dos pacientes para os procedimentos necessários do momento da admissão do paciente à internação ou alta médica, caiu 61%. Até julho do ano passado, o tempo médio de espera era de 5 horas; em março deste ano, passou para 1 hora.
A enfermeira Cristiane Santos, coordenadora do NIR (Núcleo Interno de Regulação) e integrante da equipe técnica da Santa Casa que faz a implementação do Lean nas Emergências, explica que a resolutividade dos casos ficou mais rápida, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes na unidade.
Exames
De acordo com o que foi divulgado, a equipe atribui a redução à otimização em relação aos exames de diagnóstico. Os serviços internos que realizam análises clínicas e exames de imagem agora disponibilizam os laudos em menos tempo.
Outra mudança adotada pelo pronto-socorro foi considerar exames que o paciente admitido realizou em sua unidade de origem, reservando à estrutura do hospital, somente a realização de exames complementares necessários ao fechamento do diagnóstico.
Liberação
Segundo o hospital, também houve redução de 56% no tempo entre a liberação do leito e a chegada do paciente, se comparado à média de espera registrada até julho de 2023. Agora, o acesso ao leito liberado passou de 5 horas para no máximo 1 hora.
De acordo com a enfermeira Ariadne Zanchetta, a agilidade do especialista na avaliação do paciente, o empenho e treinamento das equipes multidisciplinares em relação às orientações do Lean, e a criação da Sala de Alta Hospitalar dinamizaram o giro de utilização dos leitos. Ela é a responsável técnica do Setor de Enfermagem e integrante no hospital da equipe do Lean.
A Sala de Alta Hospitalar foi criada no ano passado e oferece suporte, inclusive de enfermagem, aos pacientes que recebem alta médica e precisam aguardar ambulâncias de suas cidades para retornarem para casa.
Melhorias
Para o coordenador do pronto-socorro da Santa Casa, médico emergencista Silvio Bianco, os dados representam uma melhora significativa na resolubilidade dos atendimentos realizados na unidade.
De acordo com ele, isso proporciona um acréscimo na percepção de valor dos pacientes, maior giro de leitos e disponibilização de vagas para os 40 municípios atendidos pela Santa Casa . “O nosso objetivo é proporcionar um atendimento rápido e efetivo das emergências médicas e nos esforçamos a cada dia para aperfeiçoar os atendimentos”, declara.
Projeto vai completar um ano em julho
O Lean é um projeto Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Proadi/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), que passou a ser implantado na Santa Casa de Araçatuba em julho do ano passado.
O objetivo é destravar gargalos que emperram atendimentos, causam superlotação e prolongam mais do que o necessário a permanência de pacientes não graves, comprometendo leitos para pacientes graves que necessitam de atendimentos de Urgência e Emergência.
Referência SUS
A Santa Casa de Araçatuba explica que o Serviço de Urgência e Emergência do hospital não é uma unidade de atendimento de demanda espontânea, mas sim referência para encaminhamento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), através das centrais de regulação que fazem a gestão de vagas de serviços de saúde.
Por ser o único hospital de alta complexidade na área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), composto por 40 municípios, a Santa Casa de Araçatuba recebe a maioria dos pacientes que precisam de avaliação por equipes de especialistas, exames para definir ou fechar diagnósticos e para estabilizar e encaminhar ao tratamento adequado pacientes em risco de morte.
Atendimentos
Mesmo não sendo uma unidade “porta aberta”, o pronto-socorro registra expressivo volume de atendimentos diários. Em 2023, por exemplo, foram 31.723 atendimentos a pacientes do SUS. Em muitos dias, e durante meses, a quantidade de pacientes superou a estrutura, contribuindo para longas esperas por atendimento, diagnóstico, internação ou alta.
A média de 2,6 mil pacientes/mês, a maioria em estado grave, causa forte impacto na estrutura para internações em enfermarias e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), segundo a assessoria de imprensa. As estatísticas indicam que 90% das internações diárias da Santa Casa de Araçatuba são de pacientes em urgência e emergência.
Em 2023, das 12.851 internações registradas, apenas 1.415 foram eletivas. Os outros pacientes eram casos de urgência e emergência e de média e alta complexidades, demandando vários dias de internação.
Estrutura
Com 270 leitos em enfermarias e 60 leitos intensivos para adultos e crianças, a Santa Casa de Araçatuba não tem conseguido internar pacientes na velocidade dos pedidos de vagas demandados pelas centrais de regulação, segundo a assessoria de imprensa.
Por isso, reduzir o tempo de espera nas filas de pacientes que aguardam remoção, o tempo de espera de atendimento para os que chegam ao PS e o acesso aos leitos para os que precisam ficar internados são desafios que motivaram a inclusão da Santa Casa de Araçatuba no Lean nas Emergências.
O diretor-médico da Santa Casa, Carlos Mori, explica que o programa já reduziu a superlotação, trazendo como benefício diagnósticos mais rápidos e precisos. "Isso possibilita tratamento adequado mais rapidamente para o paciente ou alta mais rápida, o que permite a entrada de outro paciente para atendimento no pronto-socorro”, comenta.
Segundo o hospital, os novos indicadores apurados pelos consultores do Lean nas Emergências demonstram que as medidas adotadas na primeira etapa do projeto e na manutenção que continuará sendo prestada até julho, têm contribuído para reduzir e em muitos casos resolver de vez os gargalhos que travavam esses fluxos.