Cotidiano

Projeto social de Valparaíso vira referência no Estado

“Varal Solidário” é um dos 15 trabalhos sociais incluídos no Manual Técnico do Fundo Social de São Paulo
Da Redação
05/05/2024 às 12h12
Projeto que oferece roupas e calçados gratuitamente à população é realizado mensalmente (Foto: Divulgação) Projeto que oferece roupas e calçados gratuitamente à população é realizado mensalmente (Foto: Divulgação)

O projeto Varal Solidário, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Valparaíso (SP), foi premiado e reconhecido pelo governo do Estado ao ser incluído no mês de abril, no Manual Técnico do Fundo Social de São Paulo, servindo como referência para os 645 municípios do Estado.

 

Segundo a Prefeitura de Valparaíso, o trabalho foi selecionado entre 15 projetos considerados exemplares e é o único representante da região de Araçatuba. “É uma honra ser reconhecido dessa forma e poder inspirar outras cidades a implementarem iniciativas similares”, afirma em nota, a coordenadora municipal do Fundo Social de Solidariedade, Marcela Miranda.

 

Segundo o que foi divulgado, o Varal Solidário teve sua primeira edição realizada em dezembro de 2022. A ideia inicialmente era realizá-lo três vezes ao ano. Porém, os idealizadores e voluntários perceberam que muito mais do que oferecer roupas e sapatos, o projeto estendeu amor, compaixão e cuidados para a população que dele necessita.


Arrecadação

 

Em média, são arrecadados cerca de 5 mil peças entre roupas e sapatos por mês, que são disponibilizados de forma gratuita para famílias que necessitam. Organizado pelo Fundo de Social de Solidariedade do município, o projeto conta com apoio de muitos voluntários e do Setor de Obras da Prefeitura, que transporta as doações e colabora na organização.

 

A distribuição das doações ocorre todo final de mês em um bairro diferente, em pontos públicos como creches, escolas e praças, acessíveis a todos que necessitarem. “O Varal Solidário não só oferece roupas e sapatos gratuitamente, mas também promove a dignidade humana, permitindo que as pessoas escolham aquilo que realmente gostam e precisam", explica Marcela.

 

De acordo com ela, cada pessoa atendida pode levar até dez peças de roupa, o que beneficia famílias inteiras. "Mensalmente, atendemos cerca de 500 pessoas, distribuindo mais de cinco mil peças, e além disso, este projeto é completamente financiado por doações, sem custos adicionais para a Prefeitura, refletindo o espírito de solidariedade que nos motiva”, reforça.

 

Parceiros

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, diversas empresas privadas e instituições sem fins lucrativos se disponibilizam como pontos de recebimento e coleta das doações durante o mês. Após a coleta, todas as peças são previamente analisadas e verificadas antes de seguirem para o Varal Solidário.

 

"Tudo é minusciosamente organizado pelos voluntários, que separam as peças por tamanho e tipo, agilizando a seleção das roupas e calçados aos munícipes", informa. Marcela se declara profundamente grata pela equipe que colabora com a realização do projeto que dá a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

 

"Nosso Varal Solidário traz muitas histórias que nos inspira, como por exemplo, a história de uma mãe, cujo filho voltou a frequentar a escola feliz pois ele estava com vergonha de não ter roupas. Isso reforça a importância e o impacto do Varal Solidário. Sozinha, jamais conseguiria alcançar tantos, mas juntos, estamos transformando vidas”, conclui.

 

O próximo Varal Solidário será realizado no dia 27 de maio, na creche municipal do bairro 400 Casas, das 17h30 até 20h. Mais informações pelo telefone (18) 3401-4495.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.